Espaço Arte do Doce da Fenadoce 2019 é reconhecido em premiação nacional de Design

O projeto visual e cênico do Espaço Arte do Doce, da Fenadoce 2019, foi premiado no 9º Brasil Design Award, ocorrido neste mês de novembro, em São Paulo. O artista visual Leandro Selister recebeu a medalha de Bronze e foi destaque na Categoria Design de Ambientes – Design de Exposições e Instalações. A premiação é organizada pela Associação Brasileira de Empresas de Design – ABEDESIGN e é considerada a mais abrangente do design nacional.

O projeto foi criado por Leandro a partir do tema Patrimônio Nosso, em que foram abordados o tombamento e o registro pelo IPHAN de Pelotas como Patrimônio Cultural Brasileiro, material e imaterial. Cinco cenários foram desenvolvidos para o Espaço Arte do Doce com representações iconográficas do Patrimônio Pelotense Material: o Mercado Central, a Biblioteca Pública, o Chafariz das Nereidas e o Theatro Sete de Abril e, o Patrimônio Imaterial, representado na cozinha do Museu do Doce.

As ilustrações e instalações em escala arquitetônica ofereceram ao público uma experiência original ao incluí-los como parte dos ambientes representados. Além dos cenários outras ilustrações do Patrimônio Pelotense estavam representadas em diversos pontos da Feira em painéis, fundos de estandes e fundos de palco, estimulando o reconhecimento da história da cidade. “De todos os prêmios que já recebi na vida, esse tem um valor especial, pois contempla uma cidade inteira e valoriza um projeto desafiador desenvolvido pelo CDL de Pelotas há 27 anos. O prêmio é da cidade para a cidade! E contempla a festa mais importante de Pelotas”, destaca o artista.

Mais detalhes sobre o projeto podem ser conferidos no vídeo: