DOCES ATRAÇÕES

Fenadoce Cultural

A Fenadoce Cultural fomenta a criação e produção cultural de diferentes linguagens artísticas de Pelotas e municípios do sul do Estado. Ao todo, seus quatro palcos, de aproximadamente 800 apresentações artísticas e 9000 artistas das áreas de dança, música, teatro e tradições gaúchas. Pelotas é reconhecida como vitrine artística que dá visibilidade não apenas para cultura doceira, originada pela colonização pelotense, mas se caracterizando como grande promotora da arte local.

Festival de Gastronomia

O Festival vista incentivar o turismo e o mercado gastronômica de toda região. A programação é inserida na temática central da Feira e promoveu palestras, oficinas e aulas show que divulgam e disseminam a cultura gastronômica de Pelotas. As atividades foram realizadas em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que durante a programação do Festival abordou o processo de patrimonialização dos doces de Pelotas. É uma forma de incentivo à utilização de produtos locais, com a ótica de potencializar e reconhecer aquilo que é produzido na região.

Festival de Moda

O festival promove desfiles com o objetivo de fomentar e valorizar o segmento da moda, fortalecendo a troca de conhecimentos, integrando expositores da feira e produtores de moda local. O Festival de Moda Fenadoce em 2019 contou com 38 lojas do setor envolvidas, sendo realizados 80 desfiles.

Fenashow

A Fenashow conta com parcerias de produtoras locais que viabilizam shows nacionais para o público da Fenadoce. A estrutura é montada na área externa da feira com espaços personalizados para diferentes setores.

Ciclo de Negócios

A proposta do Ciclo promove atividades voltadas ao empreendedorismo, abrangendo diversidade de atividades como palestras, debates, talks, rodada de negócios para os interessados em promover seus negócios, ampliar networking e conhecimento, bem como o empreendedorismo feminino em debate.

Em 2019 o Ciclo de Negócios Fenadoce teve a participação de cerca de mais 2 mil participantes. A sua realização contou com as parcerias do Conselho Regional De Administração (CRA), UFPEL, UCPEL, SENAC, Anhanguera, Uniasselvi, SEBRAE, SICREDI, Associação Comercial de Pelotas, Escritório de Advocacia Guterres, Passos, Almeida e Maragalhoni, Federação Das Associações dos Jovens Empresários do RS (FAJERS).

Feira de Agricultura Familiar

O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do estado do RS, em parceria com a Emater e Embrapa, que integra o programa Estadual de Agroindústria Familiar. A feira visa possibilitar aos agricultores e familiares que agreguem valor à produção primária, melhorando a renda e as condições gerais de vida de suas famílias, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico. Na sua 5ª edição, em 2019, estiveram presentes 62 expositores da agroindústria de todas regiões do Estado.

Expositores

A Fenadoce tomou a forma de uma grande multifeira ao longo dos seus anos. Hoje, são áreas divididas em Comércio e Serviços que valorizam pequenos, médios e grandes empreendedores. Eles se distribuem entre os espaços e levam suas marcas em estandes dos mais variados tipos e para todos os nichos.

Praça de Alimentação

A Praça de Alimentação da Fenadoce conta com dois restaurantes e mais estabelecimentos com variedades de opções. Os espaços são todos de Pelotas, valorizando ainda mais a culinária local. O amplo ambiente conta ainda com um palco que recebe diariamente várias apresentações artísticas e culturais.

Cidade do Doce

A Cidade do Doce é onde a magia acontece na Fenadoce! São dezenas de docerias pelotenses com a fachada personalizada que levam as suas delícias para os visitantes, incluindo os doces certificados. No centro da Cidade do Doce há um espaço onde os visitantes podem acompanhar a produção dos famosos doces cristalizados, entendo um pouco mais sobre como funciona todo o processo em tempo real. A customização do espaço remonta à antiga Pelotas, com uma pequena praça e bancos para sentar e apreciar os doces.

Espaço Arte do Doce

Esse é o palco principal para execução do projeto de artes cênicas, onde foram realizadas apresentações que contaram com músicos, bailarinos e atores em encenações e performances que representarão uma releitura da cultura e tradição de Pelotas. Os fios condutores dessa história foram o sal e o açúcar, os ingredientes que deram início a toda tradição que hoje levam o nome de Pelotas para todo o país e também o exterior. O projeto visual do Espaço arte do Doce dessa edição contou com a criação de representações que formaram cenários com prédios tombados, enquanto que o projeto de artes cênicas e música trouxe a criação de personagens inspirados nas memórias e histórias contadas sobre Pelotas e o sua tradição doceira.

Parque de Diversões

Na área externa a Fenadoce contra sempre com uma atração do Parque de Diversões. Os brinquedos são voltados para crianças e adultos, além de opções sempre novas e importadas.