No primeiro dia de Fenadoce 2023, o Sebrae-X, em parceria com o IFRS, realizou um painel em sua Arena de Inovação com o tema “Aprendizagem baseada em projetos promovendo a participação ativa dos alunos”. Os palestrantes do evento foram Adriane Esperança, mestre e especialista em Tecnologia da Educação, e Serguei da Silva, professor de Engenharia do IFRS, com mediação de Vinícius Martins, doutor em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais. A palestra abordou os impactos positivos que a participação em projetos de aprendizagem ativa causam em crianças de idade escolar, como o incentivo a socialização e a curiosidade.
Adriana destacou a importância dos professores levarem para fora das salas de aula os projetos criados, como é o caso do TecnoMaker, que incentiva a educação de programação nas escolas públicas estaduais do RS. Vinicius relatou sobre a carência que os alunos dizem sentir ao entrar no mercado de trabalho sem ter domínio de soft skills, termo em inglês utilizado para definir habilidades comportamentais.
Logo após, foi a vez da palestra sobre “Competições de Alta Performance: o Caminho para a Excelência e Superação Pessoal”. O painel contou com a participação de atletas das equipes universitárias de robótica da região, FBOT (FURG), Pinguins Bots (UFPel) e IFECO (IFRS), sendo mediada por Paulo Drews Jr., doutor em Ciência da Computação. No decorrer da conversa os atletas compartilharam suas experiências e aprendizados gerados pela prática de esportes desta modalidade. Além disso, destacaram como a prática os ajudou nas disciplinas da graduação que cursam e na socialização pessoal.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.