GOSTOSURAS COM AÇÚCAR

Pelotas tem doces com indicação de procedência, sendo estes os certificados, que possuem o selo e identificação de origem geográfica. A certificação é uma forma de proteger uma tradição e parte da história, identidade, raízes e autoestima.

PANELINHA DE COCO

O doce é assado no forno a partir de uma massa externa fina. O recheio deve conter obrigatoriamente coco ralado, açúcar e gemas de ovos. A coloração é de um amarelo tostado e no tamanho a característica é a base do diâmetro maior no topo. Já a textura é macia e o sabor predominante é o do coco.

PASTEL DE SANTA  CLARA

É feito a partir de uma massa bem fina que é dobrada em forma de envelope. As duas pontas se encontram no topo e forma um desenho retangular. O recheio é de ovos moles e a textura leve, porém crocante.

BEM CASADO

Formado por dois discos de pão de ló, chamados de “esquecidos”, o Bem Casado é unido por um recheio de ovos moles e coberto por fondant em um formato circular. A espessura é bem fina e a decoração com alguns confeitos prateados na finalização, sendo um doce típico de casamentos. Ele é macio e uniforme, não devendo esfarelar. Quanto ao sabor, predominam os ovos moles, mas também um toque de baunilha.

BROINHA DE COCO

É um típico doce de coco com gemas e açúcar. A aparência é brilhosa graças à cobertura e o formato redondo. Já a textura é macia, predominando o sabor do coco em sua composição.

AMANTEIGADO

Preparado com amêndoas, gemas e açúcar, é um doce delicado e coberto por fondant. O formato é arredondado e a textura macia com o sabor em destaque das amêndoas e gemas.

BEIJINHO DE COCO

Esse doce é produzido a partir de gemas, coco e açúcar, sem adicionais. O formato é em esfera e coberto por fondant, além de confeitos prateados em cima para finalizar. O coco predomina em seu sabor e a textura é macia.

NINHO

Inspirado no formato de um nicho de pássaros, esse é um doce bem artesanal onde os fios de ovos são enrolados formando um cilindro com a altura maior que o diâmetro. Já o recheio é de ovos moles e confeitos prateados enfeitam o topo. A sua particularidade é que o recheio é colocado com uma “pitanga”, utilizada pelos doceiros de Pelotas. A finalização é no forno para dourar a superfície. A textura é macia e o sabor de fios de ovos e ovos moles.

OLHO DE SOGRA

Doce com base em coco, gemas e açúcar. Possui o formato amendoado e remete a um olho, além de um brilho graças ao glicose na cobertura. É finalizado com ameixas pretas nos lados e forma uma massa com textura macia. O gosto predominante é de coco e ameixa.

CAMAFEU

É formado por uma massa feita com nozes chilena ou pecan. O formato é redondo e um pouco mais fino nas extremidades, enquanto que a cobertura é glaceada e com um pedaço de noz chilena. O doce é inspirado em uma réplica de adereços antigos para roupas e o sabor de nozes é predominante, além de ter uma textura macia.

FATIAS DE BRAGA

Doce com massa de amêndoas que é cortado em fatias quadradas. A cobertura é de açúcar em cristal e a decoração pode conter flor de glacê verde ou rosa. A textura é macia e o sabor é predominante da amêndoas com um toque úmido.

PAPO DE ANJO

Em formato de disco, esse é um doce de ovos envolvido por uma calda de açúcar e finalizado com um cravo na decoração. A cor é amarela com um misto de dourado e formato arredondado, enquanto que a textura é macia e úmida com sabor de ovos.

QUEIJADINHA

Esse doce tem formato semelhante ao quindim, mas é produzido com queijo parmesão ralado. Durante o preparo ele é assado em formas metálicas e banho-maria. A decoração final é com uva passa preta ou pedaço de ameixa seca preta. A textura é como de um pudim e o sabor varia entre o queijo e as gemas.

QUINDIM

O quindim é assado no forno com uma massa homogênea e composto por coco ralado, açúcar e gemas de ovos. A coloração é bem amarela, uma característica do doce que possui o sabor bem marcado de ovos e coco. Não há recheio nem decoração afinal e ele deve ser servido após resfriar em formas de papel chamadas de pelotines. A textura é macia e lembra um pudim com gosto predominante de coco e gemas.

TROUXAS DE AMÊNDOAS

Semelhante ao ninho, mas em um formato deitado, esse doce é produzido com placas ou fios de gemas cozidas em calda e recheada com uma mistura de amêndoas e açúcar. Ele também pode conter ovos ou não. Além da textura macia e o sabor de amêndoas com ovos.