O arquiteto e pesquisador da Associação OTROPORTO Indústria Criativa, Guilherme Pinto de Almeida, deu uma aula sobre a história das águas que cercam a cidade de Pelotas – Lagoa dos Patos, Canal São Gonçalo e Arroio Pelotas, n tarde deste sábado (20), no espaço Multiuso Fecomércio/Sesc/Senac.
A palestra “Porto Memória” fez um resgate da história do município, desde a origem da criação do nome da cidade, passando pela cultura charqueadora e colonização portuguesa, contada através de fotografias e gravuras antigas. “Muitas pessoas não sabem, mas o nome ‘Pelotas’ deriva da embarcação feita de couro de boi chamada Pelota que era muito usada na travessia do Arroio Pelotas e Canal São Gonçalo, puxada a nado pelos escravos”, comenta Guilherme.
O resultado do trabalho de pesquisa da história das águas de Pelotas está registrado em imagens e ilustrações no livro de autoria de Guilherme, chamado “Porto Memória”, disponível em três edições. A obra pode ser encontrada de forma gratuita pelo site www.otroporto.com.br.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.
Foto: Alair Junior