O ciclo de palestras da Arena de Inovação do Sebrae X iniciou nesta quarta-feira (07) com o painel “Tecnologia para o público 60+”, apresentado por Alexander Carvalho, professor e fundador da Conecta – Tecnologia para Seniores. O encontro também marcou o início da parceria entre o projeto Cetres (Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas) e o Sebrae. A colaboração entre as duas instituições visa incentivar os participantes do projeto Universidade Aberta da Maturidade (UAMI/UCPel) e do Cetres a empreenderem através das mídias digitais.
Durante sua fala, o professor explicou sobre letramento digital e o poder da independência no manuseio dos aparelhos para indivíduos 60+, conhecimento que segundo ele permite aos idosos se comunicarem melhor, comprarem produtos e cursos online com segurança, além de aumentar sua qualidade de vida e habilidades sociais.
“É impressionante o número de pessoas 60+ que estão na internet, é um público desassistido. O propósito da minha empresa é explicar para eles que podem estar nesse meio e que existem pessoas que vão auxiliar eles. Não precisam sentir vergonha de pedir ajuda. O principal desafio que enfrentamos no início das aulas é fazer os alunos admitirem para uma pessoa mais nova do que eles que não dominam o assunto, muitas vezes eles não querem aprender ou acham que a internet não é algo para sua geração”, declarou Alexander.
Logo após o término do primeiro painel, iniciou na Arena de Inovação do Sebrae X o seminário “Sustentabilidade – A Hora é Agora! – Papo sobre ESG e ODS”, que abordou como ESG (sigla em inglês para governança ambiental, corporativa e social) e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) podem impactar positivamente empresas.
Marcelo da Silva, coordenador do laboratório de Sustentabilidade Ambiental Corporativa ESG, apresentou o segmento “O que é ESG na Prática”. A professora Eva Sarmento palestrou sobre o tema “ESG e ODS – o que precisamos aprender e como colocar em prática”. Em seguida, Jean Carlos Budke, co-fundador e diretor de estratégia nas empresas FAU e AKVO-EGS, subiu ao palco para falar sobre o uso do EGS em micros e pequenas empresas. Encerrando as apresentações do dia, Kelly Valadares, coordenadora estadual de Bioeconomia Regenerativa e ESG pelo Sebrae RS, falou sobre o uso de ESG em empresas.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet, Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.