O domingo (21) no Festival de Gastronomia da UFPel foi de apresentação de um prato principal e duas sobremesas. Na primeira oficina, o chef nordestino e egresso do curso superior de tecnologia em gastronomia da UFPel João Gomes de Oliveira Nascimento ensinou o preparo do prato “cuscuz de charque”, um acompanhamento feito de farinha de milho flocada hidratada no vapor com carne de charque refogada na cebola. “Esse é um prato de preparo rápido e simples, mas que tem um peso muito grande na nossa cultura nordestina”, destaca.

Na segunda oficina a estudante do quarto semestre do curso Raele Coimbra apresentou a criação própria de uma sobremesa que mistura o doce, o salgado e o crocante: a “Verrine”, montada em camadas em uma taça. “Eu precisava criar um prato com técnicas de conservação de alimentos dentro de uma disciplina no curso, então pensei em usar a geleia. Pesquisei uma forma de fazer o creme de queijo ‘Mascarpone’ mais em conta e assim mais acessível para as pessoas. A mistura do doce, do salgado e do crocante traz leveza e personalidade à sobremesa”, explica.

Encerrando as oficinas do dia, os estudantes Chella Farias e Matheus Ruivo apresentaram a tradicional sobremesa australiana “Jelly Slice”, que leva gelatina,  creem cheese, iogurte natural, amendoim e noz pecan triturados.

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

Fotos: Rafael Takaki