A educação no trânsito é mais um assunto direcionado ao público infantil da 30ª Fenadoce. Na Escolinha de Trânsito, os pequenos aprendem a respeitar as regras e sinalização de trânsito, além de percorrerem um circuito que simula as ruas, com semáforo, placas e faixa de pedestre, utilizando bicicletas ou triciclos. O espaço é uma iniciativa do Comando Rodoviário da Brigada Militar e da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Pelotas.

A escolinha está montada em um espaço coberto na parte externa da feira, próximo ao portão de acesso do pavilhão onde está o Fraldário. São mais de 15 veículos – bicicletas e triciclos – disponíveis para completar o percurso. O espaço também disponibiliza lápis de cor e ilustrações que representam as regras de trânsito para que as crianças possam pintar e levar para casa. 

A Ciana, de 5 anos, é de Morro Redondo e, acompanhada do irmão Vinícius Thiel (24), sempre que visita a Fenadoce faz questão de brincar na escolinha na bicicleta com rodinhas. “Ela inicialmente não sabia nem andar de bicicleta e hoje, além de andar perfeitamente, sabe o significado das placas de sinalização, das diferentes cores da sinaleira, quando tem que parar no vermelho, ter atenção no amarelo e seguir no verde”, explica. Após percorrerem o circuito, as crianças ainda recebem uma réplica do documento de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O serviço é de graça e podem participar crianças a partir de 1 ano de idade, acompanhadas de um responsável.

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

Foto: Alair Junior