O estande da Câmara Municipal de Vereadores na 29° Fenadoce recebeu nesta quarta-feira (14) a visita dos estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para a apresentação do projeto Salvar.
Com mais de cinco anos de atuação, o projeto tem como objetivo tratar do ensino de primeiros socorros com ênfase em manobras de ressuscitação e é responsável pela divulgação e conscientização de atitudes fundamentais em casos emergenciais, como o reconhecimento da parada cardiorrespiratória, a forma correta de chamar por socorro e como fazer compressões cardíacas. Voltado para o público infantil, o projeto Salvar enxerga as crianças como multiplicadores de ensino e, após o sancionamento da Lei Lucas (lei que obriga escolas infantis, públicas ou privadas, e espaços de recreação infantil a estarem preparados em caso de primeiros socorros) ampliou suas atividades aos profissionais pedagogos.
O projeto atua em escolas públicas e privadas através de oficinas que promovem a capacitação do público frente aos primeiros socorros. Sobre o espaço cedido pela Fenadoce para a exposição do Salvar, a coordenadora Samanta Maagh comenta: “Tem sido bem interessante, já que é uma forma de divulgação para a comunidade. Nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas. O espaço da Câmara Municipal foi muito bem aproveitado não só pelo Projeto Salvar, mas pelos outros projetos da Universidade também. Por aqui, conseguimos divulgar nosso trabalho até para outros municípios”.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet, Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.