A competição nacional e internacional WorldSkills foi a temática central no Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação desta quinta-feira (16). A Escola e Faculdade Senac apresentou o seu competidor principal, Carlos Folle, de 18 anos, que irá concorrer no setor de gastronomia. O Coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade Senac Pelotas, Bryan Chaplin, destacou os principais pontos das competições Senac de Educação Profissional e os diferenciais da escola. A iniciativa também contou com a Diretora da Instituição, Mariângela Iturriet.
A olimpíada é realizada a cada quatro anos, e surgiu no modelo atual há pelo menos 12 anos. Para Chaplin, é uma satisfação fazer parte de uma cadeia de educação formada pelo Fecomércio. “Nos eleva muito saber que a nossa educação não deixa a desejar em nenhum momento. O Rio Grande do Sul sempre participa do WorldSkills, e é essa vontade dos alunos que nos motiva. Queremos sempre ir além, e quando encontramos jovens com essa capacidade de visão sobre o futuro, tudo fica mais fácil”, afirmou o Coordenador.
O aluno e competidor de 2022, Carlos Folle, destacou a sua iniciativa de fazer parte da competição de educação profissional ainda no início da sua jornada na gastronomia. “Quando entrei para a Escola Senac eu não sabia que essa competição existia. Eu estava buscando um novo rumo, em uma área que eu já tinha afinidade, então quando essa oportunidade apareceu, eu já sabia que ia participar e me empenhar para ganhar”, disse ele, que também salientou a felicidade em fazer parte de uma competição que o proporcionará diversas experiências, não só profissionais, como para toda a vida.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.