Iniciando as apresentações de dança do segundo dia de Fenadoce 2023, o grupo Ilha de Mar Grande se apresentou no Palco Principal, localizado na praça de alimentação da feira, encantando os visitantes durante o horário do almoço com uma apresentação de capoeira. De acordo com Marquinho Brasil, capoeirista líder do grupo: “É maravilhoso estar aqui, a Fenadoce é sempre o local que mais almejamos nos apresentar por ser nosso maior público e já ser parte da nossa história”.
Logo após o encerramento da primeira apresentação, quem subiu ao palco foi a escola Freinet com seu grupo de dança gauchesca, composto por 35 crianças. O grupo apresentou as músicas “Macarena”, da banda Los Del Rio e “Estátua”, da cantora Xuxa, além de coreografias inspiradas em sucessos do TikTok, como Dança da Wandinha e Desenrola, bate, joga de ladin.
Encerrando as apresentações do dia, o grupo de dança Ballet Sabrina Freitas subiu ao palco às 17h. Com mais de 55 bailarinas e sete anos de história, o grupo de ballet é formado por estudantes da rede de educação infantil de Pelotas. Segundo Sabrina Freitas, professora e dançarina, o sentimento de se apresentar no Palco Principal da Fenadoce foi o de alegria. O grupo retornará para mais uma apresentação no dia 16.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.