O primeiro final de semana da 29° edição da Fenadoce foi marcado por uma série de apresentações e atrações culturais distribuídas entre os palcos do evento. O Palco Cidade do Doce, por sua vez, localizado no centro da área destinada às bancas de doce, foi espaço para que diversos cantores e grupos musicais entretessem o público presente na feira.
“O Gato Comeu”, grupo musical infantil, foi responsável por abrir as apresentações do dia. O conjunto pelotense possui 7 anos de atividade e é composto por artistas que interpretam personagens em suas performances. Assim, a produtora do conjunto e vocalista Desirée Costa, o violonista e voz principal Júnior Noble e o multi instrumentista Alexandre Vianna representam, respectivamente, Felicia, Pelúcia e Felpudo. Com uma seleção de músicas que compreendeu obras autorais do grupo e clássicos da música infantil como Balão Mágico, Xuxa e Trem da Alegria, O Gato Comeu é popular entre crianças e adultos: “além das músicas autorais, também temos muitas referências da década de 80 e 90, que pega bastante a idade dos pais (…) já fomos chamados para um aniversário de 40 anos!”.
Colaborando com a diversidade de gêneros musicais no Palco Cidade do Doce, após a apresentação do grupo infantil, a cantora Josi Maciel realizou uma performance impactante que reuniu grandes nomes da música popular brasileira como Paulo Diniz, Rita Lee e Kid Abelha.
Julinho Brasil deu sequência às atrações musicais com um repertório de peso que reuniu obras clássicas do MPB, dentre elas: “Mania de Você” de Rita Lee e “Espumas ao vento” de Fagner.
Durante à noite, o duo de jovens artistas composto pelo baixista, compositor e cantor Mini Ribeiro e pela cantora Rafaela Couto, trouxeram ao público da Fenadoce uma coletânea de covers de nomes das décadas de 70 e 80, como Blind Faith, Eagles e Ben E. King.
O encerramento das apresentações no Palco Cidade do Doce no domingo foi encaminhado pelo duo da cantora Meri Elen com o guitarrista Patrick Quadros. A dupla adaptou músicas pop como Flowers e Watermelon Sugar para o rock acústico, assim como fez covers de bandas como Maneskin.
Por fim, o quarteto formado pelo professor de música André Jequi, pela cantora e compositora Leu Kalunga, pelo compositor e baixista Orixum e pelo percussionista Bira Azevedo encerrou as apresentações deste domingo com o show “Vale Cantar”, idealizado por André.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.