O Palco Estância Princesa do Sul, no feriado desta quinta-feira (08), teve sua programação fortemente marcada pelas atrações musicais e de dança que encantaram o público da feira. Foram sete apresentações que tiveram início às 14h30 e terminaram no período da noite.
O início da programação contou com a presença do CTG Cancela Grande. Direto de Morro Redondo, o Centro de Tradição Gaúcha trouxe uma apresentação que encantou o público presente na feira. Durante a performance, apresentaram-se as seguintes categorias: pré-mirim, mirim, juvenil e xiru. Com muita tradição, o Cancela Grande já se apresentou nas edições passadas da Fenadoce e vê a feira como uma oportunidade de divulgar e incentivar a cultura gaúcha entre os jovens. Nas palavras de Ana Freitas, responsável pelo CTG, “nós viemos para divulgar o trabalho que é feito dentro da nossa entidade. Em parceria com a prefeitura de Morro Redondo, incentivamos os jovens a participarem dessa cultura tradicionalista”.
As apresentações no Palco Estância Princesa do Sul tiveram continuidade às 15h30 com a participação do Grupo Lida do Campo e do grupo Saladeril. Os artistas apresentaram um repertório marcado pelo gênero fandango, clássico da cultura tradicionalista da região sul.
Em seguida, o CTG Cel. Thomaz Luiz Osório, filiado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), envolveram o público em uma apresentação impactante de dança tradicionalista.
Durante a noite, às 18h30, o grupo Ñanderekó Chamamé marcou presença no Palco Estância Princesa do Sul. Composto pelos músicos Flávio Mendes e Fábio Solano, com participação de Adriano Ferreira, o projeto vai além das apresentações. Através das performances, os artistas buscam evidenciar a potência da relação do sujeito com a natureza, visto que o gênero “Chamamé” tem origem na tribo indígena Kaiguá e é fortemente apreciado por países como Paraguai, Uruguai e Brasil.
O encerramento das apresentações no Palco Estância Princesa do Sul foi encaminhado pelo cantor nativista Robledo Martins, com uma apresentação impactante de músicas tradicionais gaúchas, e pelo Grupo de Danças Charqueadores e Baronesas, com uma performance de danças tradicionalistas que encantou o público presente no momento.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet, Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.