Aqueles que visitaram a Fenadoce no último final de semana da 29° edição da feira tiveram seu passeio embalado pela Fenadoce Cultura, responsável pelas atrações culturais que participaram do evento durante as últimas duas semanas. Neste sábado (17), os palcos Central e Cidade do Doce reuniram diversas apresentações musicais durante os períodos da tarde e noite.
A programação que começou às 15h e seguiu durante o restante do dia contou com nove atrações musicais que contemplaram ritmos brasileiros diversos.
O início das apresentações na Cidade do Doce contou com a participação do músico Juninho Melo, seguido pela dupla composta por Vivi e Alexandre. Os visitantes que compraram doces no início da tarde foram contemplados com obras clássicas do MPB e do samba como “Não Deixe o Samba Morrer”, da cantora Alcione, e “Malandragem”, da artista Cássia Eller.
Às 16h, na praça de alimentação da Fenadoce, a Banda Music Time Machine deu início às apresentações do Palco Central com um repertório composto por obras nacionais e internacionais famosas nos anos 80 e 90.
Em seguida, a artista Marlene Assunção, acompanhada de sua banda, encantou e arrancou aplausos do público da Fenadoce após uma apresentação que reuniu títulos clássicos da bossa nova com influências da cultura africana, como “Desacato”, da dupla Antônio Carlos e Jocafí, e “Emoriô”, composição dos artistas João Donato e Gilberto Gil. Há mais de 60 anos como cantora, Marlene Assunção já participou de inúmeras edições passadas da Fenadoce. Este ano, entretanto, foi a primeira vez da artista como protagonista da sua própria apresentação.
O fim de noite no Palco Central foi encaminhado pela banda Bruninho e Omar e pela artista Thais Pizarro. Às 19h, a banda animou os visitantes do evento com músicas nacionais populares como “Maldivas”, da cantora Ludmilla, “Reggae das Tramanda”, do músico Armandinho e “Chora, Me Liga”, da dupla João Bosco e Vinícius. Já a cantora e violonista Thais Pizarro encerrou a noite de apresentações dando continuidade aos ritmos brasileiros com músicas como “Fulminante”, do cantor Mumuzinho.
Na Cidade do Doce, a música popular brasileira e o samba dominaram o palco às 18h com a apresentação do músico Vagner Moura e banda, seguidos pelo grupo Sampagodeando. Os artistas entreteram os visitantes da Fenadoce com títulos como “Cheia de Manias”, do grupo Raça Negra, e “Toda Forma de Amor”, do cantor Lulu Santos.
O encerramento das apresentações musicais no Palco Cidade do Doce recebeu a atração Eletroacústico Dois. A dupla arrancou aplausos do público presente na Fenadoce após uma apresentação de sucessos norte-americanos como “Suspicious Minds”, do cantor Elvis Presley.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.