As primeiras receitas do Festival de Gastronomia, neste sábado (03), foram duas tortas frias preparadas pela proprietária do Circulu’s Lanches, Juliana Medeiros, no espaço Fecomércio/Sesc/Senac da 30ª Fenadoce. As tortas – uma a base de creme de legumes (cenoura, beterraba e espinafre) e a outra com recheio de frango, azeitonas, palmito e molho branco – levam a cobertura de uma das mais famosas maioneses da cidade, preparada pela família Circulu’s, a qual mantém o segredo da receita guardado “à sete chaves”. As tortas são vendidas na lancheria somente por encomenda. O Circulu’s está com um trailer na 30ª Fenadoce, localizado ao lado do Parque de Diversões.
O orientador educacional da área de gastronomia do Senac Rio Grande, José Luiz, ministrou uma oficina de Pastel de Camarão, com uma massa caseira. O chefe nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em Rio Grande/RS há 22 anos. “Escolhi esse pastel com recheio de camarão, pois pensei em trazer algo da cultura riograndina. Lá, por ser uma cidade marítima, usamos muito os frutos do mar no preparo dos pratos”, explica.
Encerrando as oficinas do dia, a chef Juliana Noal, do Florica Flor e Café, trouxe uma receita de um pão pita, recheado com molho de carne de porco ao molho barbecue. O pão pita é um pão de trigo tipo “envelope”, um pão folha de origem no Oriente Médio. “Para preparar a carne do porco eu escolhi o lobinho, selei na panela com cebola refogada e fica 30 minutos na panela de pressão”, explica. A carne desfiada e o molho barbecue são usados como recheio. As oficinas são gratuitas e todas dão direito a degustação dos pratos.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.
Fotos: Alair Junior