A 31ª edição da FENADOCE, em Pelotas, conta este ano com um espaço inédito voltado ao setor da construção civil: o Corredor da Construção, composto por nove estandes que reúnem empresas, entidades de classe e representantes do setor. O ambiente é estratégico para a valorização da atividade que figura entre as maiores geradoras de emprego e desenvolvimento na região sul do estado.

Com presença confirmada, integram o espaço as empresas Ferraço Sul, Hidrosul, Arisa, Bagé Negócios Imobiliários, Urbasul, ACPO, Schumann, além do CREA e do próprio Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e região, que até cederá das para três empresas associadas: Olavo Rocha Construtora; M91 Incorporadora Ltda e Todo Ambiente Engenharia.

Para o presidente do SINDUSCON, Marcos Fontoura, a participação na feira vai além da exposição institucional: trata-se de um movimento de fortalecimento coletivo. “Queremos transformar nosso estande em uma vitrine para os associados. Nossa proposta é que a cada dia da feira, uma empresa associada diferente ocupe o espaço e possa apresentar suas marcas, produtos e tecnologias ao público”, explicou.

O estande do sindicato foi projetado pelo escritório DDM+ Arquitetura e assinado pelo arquiteto Délcio Ponzoni Júnior. A proposta é oferecer um ambiente padronizado com a identidade do SINDUSCON, mas adaptável à presença diária de diferentes expositores. Além disso, uma parceria com a Mútua/RS viabilizou a realização de atividades técnicas e de atualização profissional. Estão previstos painéis e palestras em três finais de tarde, voltados a apresentar novas possibilidades e facilidades disponíveis para o setor.


Relevância estratégica e institucional
A criação do Corredor da Construção dentro da FENADOCE é considerada uma iniciativa de impacto institucional e simbólico. O evento é uma das maiores vitrines de Pelotas, com forte apelo turístico, econômico e cultural, reunindo milhares de visitantes e investidores. Nesse contexto, o setor da construção civil reforça seu papel no desenvolvimento urbano e na geração de empregos.
A presença do SINDUSCON atende a quatro objetivos principais: reafirmar o protagonismo do setor; dar visibilidade ao trabalho dos associados; fortalecer o vínculo com a comunidade; e marcar presença em um ambiente de negócios relevante para o município.

Apesar de o estande não focar diretamente na divulgação de dados, o sindicato destaca números que demonstram a representatividade econômica do setor. Segundo estimativas do próprio SINDUSCON, a construção civil representa 67% do PIB industrial de Pelotas, com uma estimativa anual de R$ 667 milhões. No PIB total do município, o setor responde por 8,7%, o equivalente a R$ 661,2 milhões.
O setor também é um dos maiores empregadores locais, com média de 13 mil postos diretos de trabalho nos canteiros de obras ao longo da última década. Considerando os empregos indiretos, a estimativa é de 5,2 vagas geradas para cada posto direto. A cadeia produtiva da construção envolve 192 atividades econômicas, entre segmentos industriais, comerciais, extrativistas e de serviços.


Lançamento e mobilização
O estande do SINDUSCON foi oficialmente lançado durante a reunião-almoço da entidade, realizada na última segunda-feira, com a presença da Corte da FENADOCE. O evento marcou o início da mobilização em torno do Corredor da Construção, com o objetivo de ampliar a presença institucional do setor e estimular participações.

 

Serviço:

O que: 31ª Fenadoce – Doces Aventuras

Data: 16 de julho à 03 de agosto

Local: Centro de Eventos da Fenadoce, Avenida Pinheiro Machado, 3390, Pelotas/RS

Horário: Segunda à sexta: das 14h às 22h | Sábado e domingo: das 10h às 22h

Programação: www.fenadoce.com.br