A confeitaria Nina Fit lançou para a 31ª Fenadoce oito doces proteicos que unem sabor e nutrição, desenvolvidos especialmente para o evento deste ano, os lançamentos incluem o já tradicional bombom de morango, uma versão de bombom de morango sem a fruta, bombom de maracujá, bombom de nozes, bombom de amendoim, bombom de castanha de caju e versões de mousse nos sabores de maracujá e limão. Na nova versão, o bombom de morango conta com 17,8 gramas de açúcar e 16 gramas de proteína, mantendo o sabor marcante com uma composição mais equilibrada. Já para quem prefere sobremesas mais leves como as mousses, as duas opções trazem apenas 16 gramas de açúcar com 15 gramas de proteína, obtendo um baixo teor de gordura e uma boa carga de carboidratos, indicado para quem quer matar a vontade de comer um docinho com mais equilíbrio.
Demais doces:
Bombom de Morango Sem Fruta: 15 gramas de proteína, 31 gramas de carboidrato, 7 gramas de gordura e 16 gramas de açúcar.
Bombom de Maracujá: 15 gramas de proteína, 31 gramas de carboidrato, 7 gramas de gordura e 16 gramas de açúcar.
Bombom de Nozes: 16 gramas de proteína, 31 gramas de carboidrato, 13 gramas de gordura e 16 gramas de açúcar.
Bombom de Amendoim: 16 gramas de proteína, 31 gramas de carboidrato, 11 gramas de gordura e 16 gramas de açúcar.
Bombom de Castanha de Caju: 17 gramas de proteína, 32 gramas de carboidrato, 12 gramas de gordura e 16 gramas de açúcar.
A proposta inicial da confeitaria é inovar dentro da tradição doceira que a feira proporciona, oferecendo opções que possam atender aos consumidores atentos à composição nutricional dos alimentos, sem abrir mão da experiência gastronômica que o evento possui. O responsável pelo desenvolvimento da novidade é Italo Caldeira, nutricionista e filho da confeiteira Nina, proprietária da Nina Doces. “Eu tenho alguns pacientes que gostam de receitas diferentes para botar na dieta e com uma quantidade de açúcar diário que precisa ser mínima. Esses doces foram pensados com essa quantidade reduzida justamente para não atrapalhar a saúde das pessoas, com um aporte de proteínas maior para ter uma saciedade melhor, por exemplo, cada doce tem mais proteínas do que comendo dois ovos.”
Além das novidades proteicas, outra aposta que ganha destaque nesta edição é o pistache, um dos sabores mais requisitados pelos visitantes na edição anterior. Atendendo à alta demanda, neste ano a iguaria pode ser encontrada com mais facilidade, presente em diferentes versões espalhadas pelas bancas do evento. Entre as opções estão a trouxinha de pistache, o bombom e o tradicional brigadeiro, todos com o sabor marcante da oleaginosa que tem se tornado febre mundial.
Doces Dona Onélia
Outro destaque desta edição é a presença marcante dos Doces da Onélia, figura tradicional da Fenadoce com muitos anos de dedicação ao evento. Conhecida pelo carinho com que prepara suas receitas, ela volta a conquistar o público com as famosas bisnagas de brigadeiro, que chamam especialmente a atenção das crianças. Sucesso em edições passadas, as bisnagas vinham sendo procuradas pelo público visitante e neste ano elas retornaram à comercialização. As criações podem ser encontradas nos sabores de brigadeiro tradicional, branquinho e morango.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e conta com o patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. Apoio institucional Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas, realização Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Fotos: Rafael Takaki