As atividades do dia no Espaço Multiuso do Sistema Fecomércio-RS começaram às 14h com uma ação especial conduzida por 20 jovens da Orquestra Jovem do Sesc, que acompanhados de suas professoras, emocionaram o público com uma demonstração musical utilizando instrumentos como violinos, violas e violoncelos. Em seguida, os visitantes puderam acompanhar um bate-papo com Guilherme Almeida, coordenador do projeto Porto Memória, que trouxe um panorama sobre a história região do Porto de Pelotas.

Com idades entre 15 e 19 anos, os músicos da Orquestra Jovem do Sesc que há seis meses estão integrando o projeto, puderam realizar uma demonstração do funcionamento dos instrumentos, além de compartilhar suas experiências com o público contando sobre a transformação que a música trouxe para suas vidas. Criada para incentivar o contato com a cultura e abrir novos horizontes, a orquestra tem como um de seus principais objetivos preparar os estudantes para o ingresso em universidades e outras oportunidades educacionais e profissionais.

Às 15h, foi a vez da OTROPORTO entrar em cena com a apresentação do projeto Porto Memória, iniciativa que desde 2016 busca contar a história do Porto de Pelotas, seus atores, figuras importantes e acontecimentos do passado até a atualidade. Além disso, Guilherme aproveitou para divulgar na atividade uma iniciativa do Senac com a OTROPORTO, voltado para o desenvolvimento de quatro novas turmas de doceiras, que aprenderão os afazeres da tradição pelotense.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e conta com o patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. Apoio institucional Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas, realização Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Fotos: Alair Junior e Rafael Takaki