A sobremesa escolhida para a estreia das oficinas de gastronomia da UFPel na 31ª Fenadoce foi uma Mini Pavlova com Creme de Espumante. O doce de origem australiana foi preparado pela egressa do curso de tecnólogo em gastronomia e empresária, Vanessa Monteiro, e agradou o paladar de quem acompanhou a oficina. “A Pavlova é um prato comum no meio acadêmico e de fácil preparo. Ótima para ensinar quem não tem a prática de cozinha”, explicou.
Os participantes puderam conferir o passo a passo do preparo da sobremesa feita à base de merengue, chantilly, chocolate branco e espumante. A aposentada de Garibaldi-RS Neli Zandavalli aproveitou a visita pela primeira vez na Fenadoce para atualizar a receita. “Fui confeiteira e proprietária de uma padaria por mais de 40 anos e esse recheio eu não conhecia. Sem dúvida vou testar em casa, achei uma delícia”, comentou.
As oficinas são ministradas por alunos e egressos do curso de Tecnólogo em Gastronomia da UFPel, são gratuitas e abertas aos visitantes. Ao final dos encontros, além de provarem os pratos, o público leva para casa a receita.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.