No ar há 47 anos, nas ondas radiofônicas da cidade, o tradicional Programa 13 Horas, da Universidade Católica de Pelotas foi transmitido diretamente da 31ª Fenadoce, no início da tarde desta sexta-feira, 18. O jornalista Paulo Gastal Neto foi o responsável por abrir a roda de conversa que iniciou com a presença dos conselheiros gestores da CDL Pelotas, Daniel Centeno e Luciana Silveira, que também é proprietária da Doçaria Monalu, além da companhia de Simone Bica, presidente da Associação de Produtores de Doces de Pelotas e das baronesas Juliana Bast, Leticia Aguillera e Maria Eduarda Dode.
Ao longo das 1h30 de duração, o bate-papo abordou as novidades da edição desse ano, a nova modalidade do concurso das baronesas, as expectativas de público e o papel da feira como vitrine cultural para a cidade. A conversa seguiu com a presença da ex-deputada estadual Juliana Brizolara, que exaltou a Fenadoce como um produto gerador de renda para a economia da região e do estado. Além dela, também participaram convidados como o conselheiro consultivo José Luis Laitano, da CDL Pelotas, o jornalista Clayton Rocha que marcou presença durante o programa, trazendo a sua visão sobre a importância do evento para o desenvolvimento local e também das crianças que através das visitas escolares são aproximadas da cultura e história da cidade de Pelotas, contribuindo com a salvaguarda desta tradição. Ainda marcaram presença os professores Neiff Olavo Satte Alam e João Manoel King, acompanhados do advogado Luis Ernani Ávila, que integram o corpo de comunicadores do programa 13 Horas.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Foto: Alair Junior