O primeiro sábado de Fenadoce, contou com duas oficinas no Festival de Gastronomia da UFPel. As sobremesas apresentadas fugiram do óbvio, com uma delas trazendo ingredientes amazônicos como cupuaçu e cumaru.

As atividades do dia tiveram início às 15h, com o doce Raízes Amazônicas em uma oficina ministrada por Raele Coimbra e Sara Tesch, egressas do curso Tecnológico de Gastronomia da UFPel. Durante a ação, elas supriram dúvidas, demonstraram o passo a passo, e explicaram o porquê da escolha do prato e as diversas texturas que podem ser encontradas nele. “Nós tivemos inspiração em uma sobremesa do chef paulista Pedro Frade, que consiste em uma tartellete. Na nossa versão optamos por uma massa sablé de cacau, um mousse de chocolate, geleia de cupuaçu, sorvete de cumaru e para finalizar uma tuile de café. Já havíamos feito essa receita em uma prova do curso de gastronomia, obtivemos um bom resultado e achamos que seria uma boa trazer para a oficina de hoje.”

Na sequência, às 17h, foi a vez da chef Cheila Farias apresentar uma sobremesa a base de banana, utilizando duas versões da fruta, com a banana do mato e a banana verde. O doce pensado para o verão, consiste em um sorvete de banana com uma farofa que reúne um mix de oleaginosas, junto com a casca da banana do mato, que pode ser encontrada na planta Gravatá.

As atividades do Festival de Gastronomia da UFPel seguem durante o domingo, 20, com mais oficinas que trarão um Pão de Amora com Creme de Ricota, uma Chessecake de Doce de Leite e uma Torta de Limão com Manjericão.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Fotos: Alair Junior