A primeira aula show do Festival de Gastronomia Senac-RS, deste sábado (19), foi conduzida pela Chef Juliana Noales que preparou dois canapés: um quiche de camarão com alho poró e uma cestinha de tomate assado com molho pesto. A oficina foi oferecida pelo “Florica – Floricultura e Cafeteria”. O público que participou conferiu o preparo da massa base e recheios utilizados dos dois salgados que são alguns dos atrativos do cardápio para eventos do restaurante. “Escolhi mostrar o preparo dessas duas opções de canapés, já que o camarão é agradável ao paladar de muita gente e também o de tomate, sendo uma opção sem carne”, explica Juliana.
Outro destaque gastronômico do dia foi a aula show da chefe Cacilda Manke, do Restaurante Cruz de Malta da Bento, que preparou o “Bacalhau à Gomes de Sá”. O prato de origem portuguesa é o cartão de visitas de um dos restaurantes mais tradicionais de Pelotas, fundado há 58 anos. “Fiz o curso de gastronomia do SENAC na pandemia para aprimorar os meus conhecimentos gastronômicos e esse prato alavancou o nosso restaurante que passou a ser referência no preparo de bacalhau em Pelotas”, comenta a chef e sócia-proprietária do restaurante.
As aulas show são abertas ao público, gratuitas e promovidas diariamente no espaço Cozinha do estande do Sistema Fecomércio-RS, na programação do Festival de Gastronomia da 31ª Fenadoce.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Fotos: Alair Junior