No primeiro dia de apresentações no espaço da Estância Princesa do Sul, da 31ª Fenadoce, teve música regionalista e danças gaúchas. Integrando a programação da Fenadoce Cultural, o espaço será palco do culto ao tradicionalismo gaúcho nos próximos 15 dias de feira.

Abrindo as apresentações do dia, o grupo musical Gineteada embalou a tarde do público que dançou animado ao som de vaneiras. Em seguida, os alunos da Escola Freinet de Pelotas apresentaram danças tradicionalistas, na apresentação do grupo “Sementinhas do Sul”, que incentiva a cultura gaúcha há 11 anos e hoje é formado por 18 integrantes.

Prendas e peões do CTG Carreteiros do Sul, do IFSul, dançaram e emocionaram quem acompanhou a apresentação das três invernadas: mirim, juvenil e xirú, de um dos mais antigos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

O show de Priscila Olave nos Festivais abriu as apresentações da noite, com músicas tradicionalistas românticas e latino-americanas. As invernadas mirim e juvenil do CTG Tropeiros do Sul, de Capão do Leão/RS, encerraram a programação deste sábado na Estância com apresentações de dança e declamações de poemas.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas. 

Foto: Alair Junir