O Festival de Gastronomia do curso de gastronomia da Escola Senac apresentou duas oficinas que ensinaram o preparo de um risoto de filé mignon e um manapança, com participação do público e degustação dos pratos. No espaço houve o pré-lançamento da Quinzena Gastronômica de Pelotas.
O chef Juliano Kruguer apresentou a aula show “Sabores do Borgonha” em que ensinou o preparo de um risoto de filé mignon. Embora risoto seja um prato tradicional da culinária italiana, o nome da aula se dá porque Borgonha é uma região da França das mais conceituadas na produção de vinho, um dos ingredientes principais do prato apresentado na oficina. “Destaco também que eu utilizo nesse preparo o arroz do tipo ‘carnaroli’, um tipo de arroz italiano de grão médio, ideal para o preparo de risotos”, explica. Juliano é proprietário de um restaurante de Pelotas que apresenta no cardápio pratos da cozinha clássica, contemporânea e autoral.
O baterista, chef e criador da Quinzena Gastronômica, Sady Homrich, conduziu a aula sobre o preparo de um “Manapança”, um bolo de milho de origem portuguesa. “Achei essa receita em um livro de receitas da minha bisavó, Maria José Farias Caldeira. Ela era descendente de portugueses, uma ótima cozinheira que treinava as cozinheira da casa e também ensinou a minha mãe a cozinhar”, explica.
Na ocasião, houve o pré-lançamento da Quinzena Gastronômica de Pelotas, que será de 04 a 18 de outubro. Cerca de 30 restaurantes tem, na quinzena deste ano, o desafio de criar pratos novos com a temática “Resgatando memórias, inovando sabores”. A proposta é elaborar uma releitura de alguma receita de família.
A Quinzena Gastronômica foi criada em 2004, com o objetivo de incentivar a criatividade e elevar a qualidade dos restaurantes, com pratos exclusivos apresentados por cada estabelecimento participante. “O público já espera ser surpreendido com as novidades da quinzena, é um evento que movimenta a rede hoteleira e a economia da cidade”, comenta Sady.
Entre uma receita e outra, o chef e professor de gastronomia do Senac, Bryan Chaplin, preparou e serviu petiscos com produtos oriundos de agroindústrias e frigoríficos da região sul que estão expostos no Salão da Carne, do Sebrae-RS, na 31ª Fenadoce.
As aulas show são abertas ao público, gratuitas e promovidas diariamente no espaço Cozinha do estande do Sistema Fecomércio-RS, na programação do Festival de Gastronomia.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Foto: Alair Junior e Rafael Takaki