O espaço de cozinha do Senac recebeu, nesta quinta-feira (31), três aulas show que ensinaram aos participantes o preparo de uma torta de tapioca feita com talos de verduras e legumes, uma rigatoni de camarão e um bife a milanesa com vinagrete. As aulas acontecem diariamente no estande do Sistema Fecomércio-RS, na 31ª Fenadoce. São gratuitas e com degustação para os participantes.
A nutricionista do programa Sesc Mesa Brasil, Ariane Moura, apresentou uma oficina sobre o aproveitamento integral dos alimentos, em que preparou uma torta de tapioca com talos de brócolis, couve-flor, agrião e rúcula. “As pessoas acabam colocando fora os talos, as cascas e sementes de frutas, verduras, ervas e vegetais. Justamente são essas as partes mais nutritivas deles e nós ensinamos algumas receitas que utilizam essas partes como ingrediente e dessa forma aumentando o consumo de nutrientes”, explica.
Somente em Pelotas, o Sesc Mesa Brasil distribui alimentos e presta consultorias sobre nutrição alimentar para 18 instituições não governamentais que atendem pessoas em vulnerabilidade social.
A segunda aula show do dia ficou a cargo do subchef executivo de um grupo de restaurantes de Pelotas, Lucas Duarte, apresentou o preparo de um “Rigatoni à la vodka, com camarão, ervilhas e agrião”. A massa fresca feita com farinha de sêmola e gemas é de origem italiana, mas os camarões e os outros acompanhamentos deram um toque abrasileirado ao menu. “A ideia era fazer um prato simples e bem executado e que faz referência de onde eu vim, pois sou de Rio Grande. Esse é um prato muito semelhante ao servido no restaurante em que eu atuo e é o tipo de culinária que estou me especializando agora”, explica. Lucas é subchef do restaurante Canto, em Pelotas.
Encerrando as oficinas gastronômicas do dia, o chef André Eduardo Fonseca preparou uma milanesa à vinagrete. A oficina foi em parceria com o Salão da Carne, estande do Sebrae-RS. O corte da carne utilizada no preparo foi um patinho do frigorífico Coqueiro, de São Lourenço do Sul. “A característica principal da milanesa é um bife fininho, então o ideal é a gente cortar o bife, cobrir com um plástico e abrir ele para que fique o mais fino possível. Quanto mais fino, mais crocante a milanesa e menor o tempo de fritura”, explica Edu.
As aulas show são abertas ao público, gratuitas e promovidas diariamente no espaço cozinha do estande do Sistema Fecomércio-RS, na programação do Festival de Gastronomia.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Foto: Rafael Takaki