Dois pratos agridoces e um matambre assado foram as receitas apresentadas nas aulas show desta sexta-feira (1º), no espaço de cozinha, da Gastronomia da Escola Senac.  As aulas acontecem diariamente no estande do Sistema Fecomércio-RS, na 31ª Fenadoce. São gratuitas e com degustação para os participantes.

O chef Giovani Pozzobon, da Hamburgueria Parrilla Del Burger, ensinou o preparo de um hambúrguer agridoce, criado e elaborado exclusivamente para a 31ª Fenadoce. “O agridoce vem do queijo coalho banhado no mel”, explica. 

Na sequência, a chef e proprietária do restaurante Cantinho da Gi ministrou a aula show sobre o preparo de um risoto agridoce de camarão com abacaxi, uma das especialidades do menu do restaurante que fica na colônia Z3, em Pelotas.

Encerrando as oficinas gastronômicas do dia, o chef do Bistrô Pelotense, Marcio Avila preparou um “Mil Folhas de Matambre”. A oficina foi em parceria com o Salão da Carne, estande do Sebrae-RS na 31ª Fenadoce. A carne utilizada no preparo é do frigorífico Bravo, de Pelotas. “O nome “mil folhas” se dá porque são camadas de matambre umas em cima das outras, prensadas entre duas formas e que vai ao forno e cozinha/assa lentamente em fogo baixo, cerca de 8 horas de forno”, explica.  

As aulas show são abertas ao público, gratuitas e promovidas diariamente no espaço cozinha do estande do Sistema Fecomércio-RS, na programação do Festival de Gastronomia.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.