Depois de anos sendo a única representante da Fenadoce, a Formiga Docília, mascote tradicional da feira, ganhou em 2025 novos companheiros. Entre eles, uma figura especial: a Vovó Doceira, uma personagem inspirada nas mulheres que preservam a tradição doceira da cidade de Pelotas. Para dar nome à nova personagem, a Comissão Organizadora da 31ª Fenadoce promoveu um concurso cultural para escolha a sua escolha, lançado oficialmente no dia 22 de julho.

Ao todo, 404 sugestões de nomes diferentes foram enviadas por meio do site oficial da feira. Após a curadoria, a Comissão Organizadora da feira realizou a seleção dos dez nomes finalistas, levando a uma votação popular na internet.

Entre todas as opções, o nome escolhido foi “Dona Quindinha”, sugestão feita pela psicóloga e pelotense Belisa Santos. Assim, como forma de agradecimento, Belisa foi homenageada na tarde do último domingo de Fenadoce, 03, onde recebeu uma lembrança composta por doces tradicionais e uma placa simbólica, entregue pela própria Dona Quindinha, junto do grupo de personagens da feira e das cortes de 2025 e 2026.

“Para mim foi uma surpresa. Fiquei muito feliz e ser recepcionada assim é muito, muito legal”, destaca a responsável pela indicação do nome, que comenta que ficou sabendo pela internet sobre o concurso: “Eu vi na internet que tinha o concurso para a escolha dela, na hora pensei em algo relacionado aos doces, então o doce que eu acho mais famoso é o Quindim, puxando pro feminino, ficou Quindinha.”

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.