No último dia de apresentações no pavilhão da Estância Princesa do Sul, da 31ª Fenadoce, teve música regionalista e danças gaúchas. Integrando a programação da Fenadoce Cultural, o espaço foi palco do culto ao tradicionalismo gaúcho nos 19 dias da feira.

Abrindo as apresentações do dia, o grupo musical “A Lo Largo” embalou a tarde do público com canções nativistas clássicas, como as do político e cantor Luiz Marenco, e também contemporâneas, como as do músico Pirisca Grecco. Na formação do grupo: Emerson Plotino (voz), Rodrigo Madri (voz, violão e percussão), Vitor Soares (voz e acordeon), Michael Soares (voz e violão) e Anthony Wronski (voz e violão).

As invernadas mini-mirim, mirim e juvenil do Piquete de Tradições Gaúchas Pealo Amigo, de Jaguarão/RS, apresentaram danças tradicionalistas, como Caranguejo, Chimarrita e Chacarera Moça. O PTG foi fundado há 12 anos e hoje conta com 50 integrantes no grupo de danças.

O grupo de danças fronteiriças “Folkart”, de Jaguarão/RS, apresentou danças gaúchas e do folclore uruguaio e argentino. Foram 60 integrantes das invernadas mini-mirim, juvenil e adulto. Eles participam de competições tanto em solo brasileiro quanto uruguaio.

De Morro Redondo/RS, o CTG Cancela Grande trouxe as invernadas mini-mirim, mirim e juvenil. O grupo apresentou declamação e danças tradicionalistas, como Rancheira de Carreirinha, Tatu de Castanholas e Chico Sapateado. A entidade existe há 51 anos e se apresentaram em um grupo com cerca de 50 prendas e peões.

Encerrando as apresentações na Estância, o CTG Unidos da Querência, do bairro Sanga Funda, em Pelotas, apresentou danças tradicionais e uma coreografia chamada “Olaria Encantada”, que homenageia o bairro famoso pela quantidade de olarias que tem. Se apresentaram no palco da Estância Princesa do Sul com danças e declamações as invernadas mirim e juvenil do CTG.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas. 

Foto: Rafael Takaki