Neste domingo (03), a Fenadoce encerrou mais uma edição de sucesso. Até às 17h de domingo, a 31ª edição do evento realizado em Pelotas/RS havia recebido mais de 305 mil visitantes e contabilizou 1,8 milhão de unidades de doces vendidas. O número de 769 excursões com turistas de diversas regiões do Brasil e até mesmo de países vizinhos também consolida os bons resultados. Entre as ações sociais e culturais que recebem visitantes gratuitamente, incluindo alunos da rede pública de ensino da região, foram mais de 51 mil beneficiados.

A Feira da Agricultura Familiar foi mais uma vez um dos destaque da Fenadoce. Neste ano, o volume de negócios gerados superou R$ 2,2 milhões. O local recebeu 80 agroindústrias representando 38 municípios gaúchos em uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) através do Governo do Rio Grande do Sul, Emater/RS, Fetag/RS e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Na avaliação da doceira da Monalu e Conselheira Gestora da CDL Pelotas, Luciana Silveira da Silva, a feira foi tão boa quanto a do ano anterior. Segundo ela, foi possível atingir as mesmas metas, inclusive antes do final da feira. “Todo mundo está feliz com o resultado porque atingimos o que tínhamos como meta lá no início. Foi uma feira muito positiva e com motivos para comemorar”, destaca Luciana.

Com o tema “Doces Aventuras”, a Fenadoce investiu mais uma vez no olhar sobre a infância a partir de várias perspectivas que vão além da magia. “É um entendimento de que é através da formação na infância que irá acontecer a salvaguarda da tradição doceira. Queremos que muitos meninos e meninas possam seguir essa tradição para que Pelotas e toda essa história continue sendo uma patrimônio nacional. E mais do que isso: essa feira nos mostrou que é possível despertar a criança interior de cada um de nós, independente da faixa etária”, explica Adriane Silveira, Gerente Executiva da CDL Pelotas.

Novidades bem recebidas pelos visitantes

Assim como nas edições anteriores, os doces mais vendidos foram o quindim e o bombom de morango. O evento também teve novidades nessa edição, iniciando pela data, já que tradicionalmente a feira iniciava em maio. A mudança foi avaliada ao longo das últimas semanas e confirmou que para 2026 será mantida: a 32ª Fenadoce acontecerá de 15 de julho a 02 de agosto.

“Foi uma feira para estudar o comportamento dos visitantes e dos expositores em relação à nova data. A resposta que tivemos ao longo dos dias nos deu a base sólida para manter essa estratégia, especialmente porque é um período de férias escolares e isso facilita ainda mais a vinda das famílias e dos turistas de lugares mais longe. Estamos felizes com o resultado da feira, especialmente porque foram propostas mudanças que, novamente, todos os visitantes abraçaram e reagiram positivamente”, salienta Daniel Centeno, membro da Comissão Organizadora da 31ª Fenadoce e Conselheiro Gestor da CDL Pelotas.

Ainda entre os destaques da edição, os novos personagens da feira encantaram o público. Com bonecos que ganharam vida em fantasias de quase 2 metros de altura, o grupo representa os doces tradicionais de Pelotas e a doceira, que ganhou nome em uma votação popular: Dona Quindinha. Outra novidade foi a realização do concurso para a escolha da próxima corte de Baronesas, que pela primeira vez foi realizada durante a programação da feira e que também teve aceitação positiva do público e da organização do evento.

Cultura e gastronomia lideraram a programação

Diariamente, a programação da 31ª Fenadoce ofereceu uma série de atrações culturais e gastronômicas para os visitantes. Na Fenadoce Cultural todos os gostos foram contemplados: samba, rock, hip hop, MPB e música tradicionalista. Entre apresentações de música, dança e outras expressões artísticas, foram promovidas 483 apresentações, sendo 5.137 artistas da região que foram 100% remunerados pela CDL Pelotas, fomentando a cena artística da zona sul.

O Festival de Gastronomia também brilhou em mais uma edição da Fenadoce com atividades gratuitas. No espaço do Senac foram 56 oficinas que receberam mais de 3.000 mil pessoas ao todo. Uma das inovações deste ano foi o Salão da Carne, que também promoveu oficinas e conversas com especialistas e empresas da região.

Já no espaço da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que envolveu quatro projetos de ensino e extensão da Faculdade de Nutrição, foram mais de 800 pessoas assistindo as oficinas, o que impactou também as redes sociais: as publicações das oficinas nos canais dos projetos aumentou em 300% as visualizações nos perfis.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas. 

Foto: Rafael Takaki