A programação da Fenadoce Cultural na tarde de sábado (04) movimentou o evento com atrações de artistas locais na Praça de Alimentação, na Cidade do Doce e na Estância Princesa do Sul. Com músicas autorais, MPB e títulos tradicionalistas, o público aproveitou apresentações da Banda Democrata, do Clube do Choro, do Grupo Musical Elaci Schneider, Alê Voz e Violão, Paulinho Martins, e de cultura gaúcha com Marcos Nascente e Priscila Olave no Mundo dos Festivais.
Considerado um dos Patrimônios de Pelotas, o estilo musical do choro foi um dos destaques da tarde e promoveu a integração das tradições pelotenses aos visitantes da Fenadoce. Gil Soares, músico do Clube do Choro, afirma que o momento foi uma oportunidade para divulgar o estilo musical e a sua produção. “O Clube do Choro já está há oito anos trabalhando pela produção e divulgação do choro local, que é consistente tanto em quantidade como em qualidade. O que compartilhamos hoje no palco da Fenadoce com sete músicos é uma ponta de um trabalho contínuo que envolve mais de 30 músicos, que estudam o choro e compartilham com os músicos mais jovens esses valores”, explicou.
A cultura gaúcha também se fez presente como com a apresentação da artista Priscila Olave no Mundo dos Festivais. De acordo com ela, a oportunidade de estar nos palcos da Fenadoce novamente é uma emoção ímpar. “Fico muito feliz de poder apresentar a minha arte, o meu cantar, e a forma como sempre acreditaram no meu trabalho. Hoje faz nove anos que pisei no palco da Fenadoce pela primeira vez, por isso, só sei sentir gratidão”, afirmou Priscilla.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.