A tarde desta quarta-feira (08) foi de bate-papo entre as secretarias de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas (SDETI), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) e empreendedores da zona rural sobre a desburocratização na formalização de agroempreendimentos. A oficina “Desburocratização na formalização com empreendedores da zona rural de Pelotas” ocorreu no espaço do Salão de Desenvolvimento Turismo e Inovação do Sebrae RS e SDETI e contou com a abertura do Secretário Gilmar Bazanella.
De acordo com o secretário Bazanella, um dos principais objetivos da gestão é a busca por soluções para a formalização desses empreendimentos já existentes. “O acesso qualificado envolve a contribuição desses empreendedores, para que a movimentação da economia siga em constante desenvolvimento. É essa formalização que vai fortalecer a cadeia do setor. Se estivermos com condições mínimas de legalização, tenho certeza que a nossa cidade se desenvolverá ainda mais”, pontuou Bazanella.
Diego Knorr, Diretor de Desenvolvimento da SDETI, explicou que um dos objetivos do bate-papo foi abrir um espaço para sanar dúvidas dos empreendedores. “A formalização é um espaço muito importante para o empreendedor. Por isso é tão importante abrirmos esse debate para entender quais são os anseios e expectativas dos que estão aqui presentes”, concluiu o Diretor, que também salientou a atuação da Sala do Empreendedor, que é um espaço para agilizar as necessidades dos empreendedores locais. Localizada na Secretaria de Mobilidade Urbana de Pelotas, o local oferece a solicitação de análises de viabilidade de empreendimentos, inscrição de microempreendedores e créditos para execução de projetos.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.