Uma das atrações confirmadas em quase todas as edições da Fenadoce é a Escolinha de Trânsito, iniciativa criada pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar junto com a Secretária de Transportes de Pelotas há 25 anos. A participação na feira já completa 15 anos com o objetivo de educar crianças e adolescentes, ensinando de forma didática e prática sobre as principais leis de trânsito.
O circuito da Escolinha, que possui lombadas eletrônicas, semáforos e faixas de pedestres, inicializa as crianças das menores idades até jovens de 14 anos. Eles utilizam bicicletas e motos e com a instrução dos agentes, aprendem a parar no sinal, diminuir nas lombadas, dar passagem para os pedestres, dentre outras instruções. Ao final do circuito as crianças saem habilitadas e ganham carteirinhas de motoristas simbólicas.
O Soldado Fogliarini, do Comando Rodoviário da BM, contou que apesar de há 15 anos estarem trazendo o projeto para a Fenadoce, é muito gratificante ensinar as crianças a ter esses cuidados no trânsito, pois faz toda diferença. “O projeto é em todo Estado, mas é muito bom trazer para Fenadoce porque aqui recebemos crianças de todos os lugares. A intenção é incentivá-las a ter esses cuidados e prestar mais atenção no trânsito”, destaca ele.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.