Dentre as diversas atividades da 28ª Fenadoce, estão os protagonistas do maior movimento de educação não formal do mundo: os escoteiros, que fazem parte do Grupo pelotense Iguassu 36/RS. Além de conhecer um pouco mais sobre a Fenadoce e os seus visitantes, algumas atividades propostas pelos educadores da iniciativa para os escoteiros envolveram a distribuição de garrafas pet para coleta de óleo de cozinha para o descarte correto, o aprendizado de números importantes de segurança e socorro, além do conhecimento histórico da tradição doceira de Pelotas.
O acampamento modelo de divulgação do movimento escoteiro está localizado na área externa do Centro de Eventos. De acordo com Vinicius Carneiro Marques, Chefe do Ramo Escoteiro do Grupo Iguaçu, as ações são muito importantes, tanto para que mais pessoas conheçam a iniciativa, como para os participantes se integrem ainda mais com a feira.
“Esse acampamento está sendo organizado por dois dos sete grupos de escoteiros de Pelotas, e resolvemos trazer as atividades que fazemos no centro da cidade aqui para a Fenadoce. Além de aprenderem sobre a feira, eles também estão promovendo ações de conscientização sobre a água em parceria com o Sanep, para a coleta e descarte adequado de óleo de cozinha, distribuindo aos visitantes e expositores garrafas de armazenamento”, concluiu Marques.
Créditos de Imagem: Rafael Takaki