A equipe do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Pelotas, esteve presente nesta quarta-feira (24) no estande da Prefeitura Municipal. O grupo fez o trabalho de informação e conscientização das doenças comuns a seres humanos e animais durante a tarde na 30ª Fenadoce.
“Nosso trabalho aqui é informar sobre as doenças que podem ser transmitidas no convívio com animais, como cães e gatos, e que muitas vezes são desconhecidas da maioria da população”, conta Rejane Buchweitz.
De acordo com as servidoras da secretaria de saúde, existe um aumento na notificação de casos de esporotricose, uma doença contraída principalmente pelo gato e que pode ser transmitida aos humanos.
“O gato tem um ferimento que se torna a porta de entrada do fungo, que gera uma doença de pele no animal. Se a pessoa tiver um ferimento e tiver contato com o animal infectado, também pode adquirir a enfermidade”, explica Taiane Schwantz.
A equipe do Centro de Controle do Zoonoses fez a distribuição de materiais informativos sobre outras doenças como Dengue e Leptospirose, além de explicar sobre a tutela responsável de animais domésticos. Os mascotes do centro de zoonoses também estiveram presentes no estande, e chamaram a atenção das crianças e adolescentes. A ação informativa ainda acontecerá em outros dias até o final do evento, dia 4 de agosto. O Centro de Controle de Zoonoses atende pelos telefones (53) 3284.7731 e (53) 9 9114.0546.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.