Tradicional em países como Chile, Argentina e Uruguai, elas chegaram ao Festival de Gastronomia da UFPel: as empanadas. A noite de quinta-feira, 31, foi marcada pela oficina conduzida pelos tecnólogos em gastronomia, Guimell Sheunemann e Jean Pires, que juntos apresentaram um prato de fácil acesso e preparo.

Famosas pela versatilidade, os chefs apresentaram o passo a passo da receita, destacando o processo da produção da massa, que leva apenas quatro ingredientes: farinha, banha, água e sal. A versatilidade entra em cena com as variadas opções de recheio, que podem ir de sabores salgados a doces, salientando como esse prato pode ser adaptado ao gosto de cada um.

Faltando apenas três dias para o encerramento das atividades, a receptividade do público visitante é evidente a cada dia que passa. Para a professora responsável do Festival de Gastronomia da UFPel, o número de interessados é um sinal claro do sucesso das oficinas.

“O sentimento até o momento é de gratidão, este ano a gente teve uma receptividade muito grande do público, já estamos há 4 anos no mesmo espaço, as pessoas já sabem onde nos encontrar. As oficinas tem ficado muito cheias, estimamos que até essa quinta recebemos cerca de 500 pessoas”, destaca Tatiane Gandra.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Foto: Rafael Takaki