Os visitantes que aproveitaram a tarde de domingo (05) para conferir as atrações da 28º Fenadoce puderam se encantar com as apresentações culturais dos palcos da Fenadoce Cultural. Na Praça de Alimentação, os destaques foram a Academia Capoeira Filhos da Roda, Espaço de Dança Marina Miranda e o Grupo de Dança e Ballet Sabrina Freitas. Além disso, o palco da Cidade do Doce também recebeu música ao vivo dos artistas Alex Cruz Canta Circo sem Lona e José Machado, enquanto que na Estância Princesa do Sul, as tradições gaúchas foram apresentadas no show dos artistas Gilberto Gomes e Leonardo Pinho.
Apresentando ao público a cultura negra e as tradições que também fazem parte da história de Pelotas, a Academia Capoeira Filhos da Roda levou ao palco principal um show de respeito e arte marcial. “Esse trabalho já é desenvolvido há mais de 25 anos com a galera da periferia, de baixa renda. Há pelo menos três anos já viemos para a Fenadoce, e trazer esse tipo de apresentação é algo surreal. É a festa da nossa cidade, na qual pessoas de diversos estados e países visitam, e é muito importante para que possamos demonstrar a nossa cultura, principalmente da nossa cultura negra que é reforçada pela capoeira”, afirmou o professor de capoeira da Academia, Samuel Duarte de Souza.
A arte do ballet também fez parte da programação de atrações deste domingo, e reuniu o público, pais, mães e responsáveis para se encantar com as pequenas dançarinas do Grupo de Dança e Ballet Sabrina Freitas. Para a professora e proprietária da escola, Sabrina Freitas, a participação das alunas na Fenadoce é um sonho que se tornou realidade. “Nós nos apresentamos aqui em 2019, e é uma alegria retornar aos palcos da Fenadoce neste ano. Desde pequenas as meninas sonham em dançar e se apresentar aqui, e é uma oportunidade para que elas possam brilhar”, salientou a professora.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.