Após o sucesso da Arena de Inovação SebraeX no ano passado, o espaço retorna na 29° edição da Fenadoce com profissionais de diferentes áreas da educação e painéis de discussões voltados à construção de um espaço acadêmico inovador. No primeiro dia da feira (02), os desafios relacionados à implementação da aprendizagem criativa nas salas de aula foram pauta para a palestra mediada por Kelen Bernardi, sócia fundadora da Elimu Social e coordenadora do CriarLab.
A discussão, que teve participação do professor adjunto da UFPel, Doutor em Ciência da Comunicação e sócio fundador do Elimu Social, Tiago Thompsen, e da Doutora em educação pela PUCRS e CEO da Insight, Fernanda Hammes de Carvalho, serviu para o compartilhamento de experiências entre os profissionais e para a exposição de diferentes perspectivas de futuro. Assim, os convidados destacaram as discrepâncias de desempenho entre escolas públicas e privadas, assim como compararam ambientes acadêmicos com a evolução dos espaços profissionais, de forma a apontarem fatores que perpetuam uma educação arcaica.
Ao abordar a aprendizagem criativa, Tiago Thompsen destacou a importância da metodologia para o desenvolvimento intelectual do aluno que, a partir do ensino criativo, passa a entender e elaborar soluções para os problemas aos quais é exposto. Em seguida, ao ser questionada sobre os desafios que uma metodologia educacional inovadora enfrenta, Fernanda de Carvalho respondeu que “ordem traz segurança”. Segundo a doutora, a escola tradicional teme o aluno criativo e desafiador que, por sua vez, passa a ser enxergado como risco.
Sociedade e educação: projetos de extensão que impulsionam carreiras
A mesa temática que teve como objetivo trazer visões das instituições apresentadas (IFSul, SESI e UFPel) frente à sociedade, mediada pelo diretor técnico-científico da TECNOSUL Edgar Matarredona, também foi destaque na Arena de Inovação SebraeX. O painel, que contou com a participação da pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSul, Gisela Loureiro Duarte, da diretora da Escola Sesi Pelotas Maristela Kellermann e da coordenadora de Extensão e Desenvolvimento Social da PREC/UFPel Ana Carolina Nogueira, foi responsável por destacar a importância dos projetos de extensão para o desenvolvimento acadêmico dos alunos.
Segundo Maristela, “o estudante precisa ser o protagonista da sua aprendizagem”. A diretora também ressaltou a influência das extensões na formação de um bom profissional.
Quando questionada sobre a importância da curricularização frente às atividades do aluno após sua formação, Gisela Duarte destacou que o projeto de extensão como componente curricular agrega ao estudante no sentido de que este “não precisa esperar até sua atuação no mercado de trabalho para perceber a importância do seu curso para a sociedade”.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.