O Espaço Creator recebeu nesta terça-feira (30) um encontro conduzido pela atriz e influenciadora digital Lara Lago, que falou sobre a autenticidade na criação de conteúdo. Lara destacou a importância de alinhar pensamentos, sentimentos e ações para transmitir ao público a versão real de quem somos. “Para ser autêntico na criação do teu conteúdo, é preciso não tentar ser alguém diferente do que tu és. O teu discurso e as tuas atitudes devem estar na mesma direção, fazendo com que tu sejas coerente com a tua essência”, destaca.
Na sequência, as psicólogas Chimeni Ricardo e Olga Viedo apresentaram uma análise sobre o impacto das redes sociais na saúde mental das pessoas. Segundo Chimeni, do início da pandemia até hoje, o Brasil registra um aumento de 32% na incidência de Síndrome de Burnout, a chamada síndrome do esgotamento profissional. “Por trabalharem em casa, as pessoas passaram a utilizar ainda mais as redes sociais sem controle, o que gera um esgotamento mental”, explica.
A psicóloga atende artistas e pessoas públicas há três anos e conta que é preciso educar o público. “As pessoas precisam entender que o influenciador digital, o artista, eles são pessoas imperfeitas, assim como todo o ser humano. Tem dias bons e dias não tão bons, é importante manter a autenticidade para que a audiência entenda isso”, destaca.
O último encontro do dia abordou o papel social dos influenciadores no período das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. O bate-papo foi mediado pela Lara que entrevistou as influenciadoras Aline Miranda, Savannah e Dauane Vilela. “O sentimento foi de impotência, mas procurei buscar as informações sobre doações, itens mais necessários e pontos de arrecadação para transmitir aos meus seguidores informações precisas e disseminar o conteúdo”, comenta Aline.
“Me senti na obrigação de ajudar, pois eu não moro em área de risco e não precisei sair de casa. Busquei, através do meu perfil, enviar uma mensagem que aquecesse o coração das pessoas, para fugirmos do sensacionalismo da mídia e passar mais tranquilidade para as pessoas”, explica Dauane.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.
Foto: Alair Junior