As aulas show deste sábado (2) no espaço de cozinha da Escola Senac de Gastronomia ensinaram o preparo de bolinhos de linguiça e a sobremesa banoffe, sem glúten, açúcar e lactose. As aulas acontecem diariamente no estande do Sistema Fecomércio-RS, na 31ª Fenadoce. São gratuitas e com degustação para os participantes.
O chef Luidgi Marques, do restaurante Bloco, ministrou uma aula show em que ensinou o preparo de um bolinho de linguiça campeira com recheio de mussarela, coberto com sour cream. Segundo o chef, o segredo para o bolinho se manter crocante e inteiro é usar uma farinha panko para empanar e fritar eles congelados. Na cobertura, Luidgi ensinou a preparar um creme a base de cream cheese, creme de leite, limão e hortelã.
Já o chef David Matheus, do restaurante De Borest, na Praia do Cassino, também preparou uma versão de um bolinho de linguiça. Usou uma linguiça artesanal produzida por produtores locais e para dar “a liga”, usou batata-doce. Para acompanhar, o chef fez um molho emulsificado com limão.
A última aula show do dia foi dedicada a pessoas que têm algum tipo de restrição alimentar, como diabetes ou celíacos. O chef Patrick Valadão, do UBUNTU Gastronomia Inclusiva, ensinou o preparo de uma banoffe (sobremesa com banana, doce de leite e chantilly) sem glúten, sem lactose e sem açúcar. “Nossos produtos tem 100% de garantia de que não há contaminação cruzada”, explica.
Ao final de cada oficina o público participante pode degustar as delícias preparadas pelos chefs. As aulas show são abertas ao público, gratuitas e promovidas diariamente no espaço cozinha do estande do Sistema Fecomércio-RS, na programação do Festival de Gastronomia.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.