Todos os anos, o caricaturista Finguer Maia (48) é um dos artistas mais procurados na Fenadoce. O paulista participa há 14 anos da feira e é sempre um sucesso entre os visitantes que levam para casa uma obra de arte personalizada. O artista chega a fazer 80 quadros por dia nos finais de semana.

As caricaturas, que inicialmente eram feitas com caneta e no papel, hoje são criadas no tecido, com tinta acrílica, utilizando um compressor e uma pistola de ar (aerógrafo). Além de uma obra de arte exclusiva e personalizada, os clientes já levam para casa a pintura emoldurada. 

“Sou autodidata e quando olho pras pessoas, já consigo enxergar imediatamente como seria a caricatura delas. Anualmente, participo em média de 50 eventos pelo Brasil e a Fenadoce é, sem dúvida, uma das feiras que registra o maior número de público e para mim é sempre um grande sucesso de vendas”, explica. 

Este ano, Finguer trouxe a mãe, dona Uiara Maia, para auxiliar no atendimento ao público. Na 30ª Fenadoce, o caricaturista tem um espaço localizado na Estância Princesa do Sul. O quadro custa R$70,00 com a caricatura de uma pessoa e é cobrado R$10,00 a mais por pessoa na mesma pintura. É possível trazer uma foto da pessoa para a criação da arte. 

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

Fotos: Alair Junior