A manhã desta quinta-feira (16) foi de troca de informações e esclarecimentos a partir da iniciativa do Colégio Registral do Rio Grande do Sul com a palestra “Serviço Extrajudicial em Debate”. A ação reuniu o Presidente do Colégio Registral, Sérgio Mersserschmidt, o Presidente do Arpen/RS, Sidnei Hofer Birmann, o registrador de imóveis da 1ª Zona de Pelotas, Mário Pazutti Mezzari, o registrador público de Garibaldi, Alessandro Borghetti, além da abertura oficial proferida pelo Deputado Federal Celso Sabino.
O principal destaque foi debater os assuntos de interesse da classe extrajudicial, como a Medida Provisória nº 1.085/2021, que viabiliza o sistema eletrônico de registros públicos para modernização e simplificação de procedimentos relativos aos registros e negócios jurídico como a compra e venda de imóveis, além do armazenamento de documentos eletrônicos de suporte aos atos registrais. Além disso, também foram abordados tópicos referentes aos CRVAs – Centros de Registros de Veículos Automotores do DetranRS.
Entre os temas jurídicos, Borghetti destacou exemplos que já estavam previstos em lei e que foram colocados em prática com a MP adotada em 2021. O registrador de imóveis, Mário Mezzari também destacou os princípios que envolvem a classe a qual todos os presentes representam. “Nós somos a classe mais exigente no Brasil. Somos zelosos até o extremo, e lidamos com a certeza, para gerar a segurança. Eu quero paz social, e ser agente dessa paz, que passa pelo registro”, afirmou ele.
O bate-papo também teve apoio do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul e entidades parceiras.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.