O Domingo foi novamente movimentado na 31ª Fenadoce, que segue aberta ao público até o dia 03 de agosto, em Pelotas/RS. O espaço mais procurado pelos visitantes não poderia ser outro: a Cidade do Doce, onde encontram os tradicionais doces de Pelotas e muitas outras criações que nascem a cada edição da feira. Adultos e crianças de todas as idades se encantam logo que conhecem as delícias e a tradição local.
Na cidade do Doce são 44 estandes, divididos entre bancas de doces, quiosques, café colonial, a fábrica de doces, uma cafeteria e um palco com atrações culturais que encantam os visitantes diariamente. As fachadas das bancas de doces chamam a atenção de quem passa por serem réplicas idênticas de prédios do centro histórico de Pelotas, que retratam a arquitetura e os traços mais antigos da origem da cidade.
A feira e os doces encantam até mesmo quem nasceu em um dos países que inspirou a tradição dos doces de Pelotas: Portugal. Esse é o caso de Fernando Dionísio (73), natural de Aveiro, em Portugal, cidade considerada coirmã de Pelotas no país europeu e famosa pela produção de doces de ovos moles. Fernando mora em Porto Alegre há 12 anos, quando conheceu a esposa Angela Peñaloza (70) pela internet e decidiu vir morar no Brasil com a professora aposentada. O casal visitou a feira com uma excursão da capital gaúcha para degustar os doces de Pelotas, mas, para Fernando, é quase como se estivesse na sua terra natal.
“Provei, até agora, a panelinha de coco e a broa de coco. O sabor é muito fiel aos de Portugal”, confessou ele. O casal foi recebido carinhosamente pela dona Eulália, proprietária da doçaria Delícias Portuguesas, com um pastel de nata e vinho do porto para degustação. “O vinho do Porto no acompanhamento do Pastel de Belém, em Portugal, é como se fosse o café no acompanhamento do doce. Por ter um sabor intenso, casa muito bem com a sobremesa”, explicou o português, feliz por relembrar dos sabores que conhece desde sempre.
Última semana promete atrações e anúncios
Entrando em sua última semana de programação, a 31ª Fenadoce será movimentada nos próximos dias. O destaque é o desfile final do Concurso Baronesas 2026, que vai acontecer no dia 29, às 20h30, na Praça de Alimentação, quando as candidatas vão se apresentar ao público e descobrir quem serão as três próximas Baronesas.
Nesta segunda-feira (28), um dos destaques será no auditório do Centro de Eventos Fenadoce, que receberá o Projeto de Fortalecimento das Agroindústrias da Zona Sul, com a presença do Secretário da pasta de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti, além do projeto Geoparque Paisagem das Águas, com o Deputado Federal Bohn Gass.
Na parte cultural, a banda Hatfield vai animar o público no dia 30, às 20h30, no palco da Praça de Alimentação, um show especial oferecido pelo Sesc/Fecomércio. Já no próximo final de semana será o tão aguardado Torneio de Xadrez, atividade que já se tornou tradicional na Fenadoce.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Confira a programação completa para a segunda-feira (28):
PALCO CIDADE DO DOCE
- 14h30 – Carol e Roger – Voz e violão
- 16h – Renan Brião e João Cruz
- 17h30 – Vaguinho Duarte e Wagner Sicca
- 19h – Luan Nobre Furtado
- 20h30 – Fernando Teixeira
PALCO PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
- 15h – Orquestra Estudantil de Pedro Osório
- 16h30 – Grupo de Dança Magnifiká
- 18h – Sonido Tropical
- 20h30 – Show Paulinho Mixaria
FESTIVAL DE GASTRONOMIA SENAC-RS
- 15h – Jovem Aprendiz – Pizzas com Chef Pedro Viana
ESPAÇO GASTRONOMIA DA FECOMÉRCIO – RS
- 15h – Oficina de pizzas com as Baronesas
ESPAÇO MULTIUSO FECOMÉRCIO
- 19h – Oficina de Robótica com Prof. Alina
AUDITÓRIO
- 15h – Projeto de Fortalecimento das Agroindústrias da Zona Sul, presença do Secretário Vilson Covatti (SDR/RS)
- 17h – Projeto Geoparque Paisagem das Águas, presença do Dep. Federal Bohn Gass
Fotos: Rafael Takaki