Foram conhecidos no início da noite deste sábado (27) os vencedores do 1º Hackathon Candy Challenge. O evento reuniu entusiastas do empreendedorismo no centro de eventos da Fenadoce.

Os participantes, jovens e adultos entre 16 e 29 anos, tiveram dois dias para desenvolver soluções inovadoras e tecnológicas para problemas apresentados pelos produtores de doces de Pelotas. As ideias foram apresentadas hoje pelos seis grupos que disputaram o Hackathon especial da 30ª Fenadoce.

Os critérios usados pelos jurados para definir os vencedores foram inovação, viabilidade, métodos sustentáveis, alinhamento do tema do desafio, respeito a tradição doceira, engajamento da equipe, apresentação e comunicação, cumprimento dos prazos e criatividade.

Em terceiro lugar ficou o grupo que propôs melhorar o uso e divulgação do selo de rastreabilidade dos doces e permitir que os visitantes acumulem pontos e recebam prêmios ao consultar o produto no site.

O segundo lugar foi para a ideia que pretende criar experiências sensoriais na Fenadoce usando sabores, cores e aromas dos doces de Pelotas, fortalecendo a tradição doceira da cidade.

Em primeiro lugar, venceu a proposta de reduzir o tempo de retirada dos doces nos estandes, para isso, o “FenaFood” venderia os bilhetes antecipadamente permitindo agilidade na entrega do produto e que os visitantes ficassem mais tempo visitando a feira.

“É muito incrível, foi uma experiência muito boa, a gente participa de vários eventos como esse, vem sempre se esforçando, e ter a nossa ideia reconhecida foi maravilhoso”, conta Murilo Oliveira, de 18 anos, do grupo vencedor. Também integraram a equipe Dérika Nornberg, Helena Pinheiro e Adriano Vieira. Os vencedores do primeiro lugar receberam três meses de mentoria, fones de ouvido, copos térmicos e doces.
A comissão julgadora foi formada pelo conselheiro gestor da CDL Pelotas, Daniel Centeno, conselheira gestora da CDL Pelotas, Luciana Silveira, presidente do Secovi Zona Sul, Sérgio Cogoy, Diretor de Negócios do Parque Tecnológico de Pelotas, Jeferson Sigalles e a coordenadora do núcleo de inovação da Associação Comercial de Pelotas, Aline Scaglione.

Luciana Silveira, conselheira gestora da CDL, parabenizou a coragem dos participantes e o empenho em encontrar soluções para as dificuldades do setor. Daniel Centeno, conselheiro gestor da CDL Pelotas, também agradeceu o engajamento dos grupos e que o evento trouxe muito aprendizado para os organizadores da Fenadoce.

O 1º Hackathon Candy Challenge, foi organizado pela Candy Valley, comunidade de startups de Pelotas, UniSenac e Pro Cative.

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

Fotos: Rafael Takaki