A programação da Arena de Inovação SebraeX nesta quinta-feira (08) foi iniciada com o painel “Agroindústria – Oportunidades e desafios para o setor”. O bate-papo começou às 10h30 com a participação da Médica Veterinária e sócia da Campo Consultoria, Fernanda Kuhl, do fundador da empresa Equilíbrio Saudável, Ary da Rosa Torres, e dos proprietários da Fazenda Cristal e Bahr Carnes Especiais, os irmãos Daniel e Gabriel Bahr.
De acordo com Fernanda, o cenário das agroindústrias no período de pré-pandemia era mais atrelado ao turismo rural, com opções de hospedagem e passeios para o turno da tarde em locais afastados das cidades. Ao apresentar dados do Guia de Sabores do RS, a médica veterinária destacou alguns desafios apontados pelas 107 empresas ouvidas na pesquisa: comunicação com o cliente, melhoria da qualidade dos produtos, gestão dos negócios e acesso ao mercado, e melhores condições.
“A grande expectativa é exatamente a divulgação dos produtos nesse novo mercado pós pandemia. Então tem alguns públicos para se focar. Se o alvo é a idade mais avançada, a atuação tem que ser forte no Facebook. Já para o público jovem, que busca comidas alternativas e diferentes, vamos para o Instagram. Hoje, o TikTok é a maior busca de receitas no Brasil. E uma agroindústria pode se utilizar disso”, explicou Fernanda.
Em sua fala, Ary, fundador da empresa Equilíbrio Saudável, compartilhou sua trajetória no empreendedorismo com produtos inovadores. Há oito anos, ele investiu em trazer para Pelotas o sal rosa do Himalaia. Hoje, a empresa gerida por ele, sua filha e nove funcionários, conta com opções diversas, como sementes, farinha de batata doce, farinha de maracujá, de amêndoas e outras 18 variações.
Para ele, a inovação é um processo cíclico, que precisa ser baseado na competitividade do mercado e em proporcionar opções atrativas para os respectivos consumidores. “Estamos em busca de algo diferente, porque o mercado é bastante disputado. Então inovamos com a semente de chia com frutas liofilizadas. Tem tudo para dar certo, porque ainda não existe aqui no Brasil. Então existem diversas empresas grandes, e a gente, tão pequenos, estamos concorrendo com esse mercado”, disse Ary.
Já Daniel e Gabriel Bahr, proprietários da Fazenda Cristal e Bahr Carnes Especiais, compartilharam suas experiências ao desenvolver os negócios da família baseados na inovação no setor da pecuária e na especialização no mercado de carnes. Provenientes do interior de Canguçu, os negócios da família foram criados ainda em 1999, e tomaram força nos anos de 2014 e 2019 com uma gestão voltada para oferecer qualidade e experiências diferenciadas aos consumidores.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.