Gambano e os Aventureiros Ambientais abriu a tarde de show do palco Cidade do Doce, neste domingo (28), segundo final de semana da 30ª Fenadoce. Cantando músicas sobre a fauna e flora nativas do sul do Brasil, o projeto apresentou uma mensagem sobre a importância da preservação da biodiversidade.

“A questão da empatia com o meio ambiente, cuidado com os animais, é um projeto lúdico que mostra que fazemos parte desse ecosistema e temos que preservá-lo”, explicou Solano Ferreira, músico e um dos idealizadores do projeto.

Em seguida, Gabriela Marini, e Marco Antonio Oliveira, subiram ao palco com uma apresentação intimista, com voz e violão, interpretando sucessos de Cindy Lauper, Bon Jovi, Amy Winehouse entre outros.

“Eu canto em banda, essa foi a primeira vez com um show nesse estilo, gostei muito, principalmente pela resposta do público”, contou Gabriela.

A tradição pomerana de São Lourenço do Sul também foi destaque na programação. Danilo Kunh trouxe para o palco Cidade do Doce um show com história e ritmos pomeranos ao som do bandoneon.

“O bandoneon é instrumento alemão, criado no século 19, ela era usado como um órgão portátil de igreja para acompanhar procissões, que se popularizou e foi ganhando espaço na música”, conta Danilo.

No meio da tarde, Ivan Vargas trouxe para o evento o swing da voz e violão com canções da MPB.

Emily Passarinho, nascida no Amazonas, vivendo em Pelotas há 5 anos, estreou na Fenadoce no palco da Cidade do Doce com canções da cultura afrobrasileira, com saudação a orixás, acompanhada de Lizi Peres e Davi Batuca. Na sequência, Hamilton Pereira e Banda mesclaram canções internacionais e músicas instrumentais num show intimista e muito aplaudido. “Esse projeto estreiou hoje na Fenadoce, estilo brazilian jazz, com Gabriel Caldeira na percussão, Roger Duarte no baixo e Raí Trecha no teclado”, contou Hamilton.

A última atração da noite foi o Elas Em Canto. Helen Moreira e Thais Pizarro, que tem carreiras distintas, se juntaram e estrearam o projeto da dupla no palco da Cidade do Doce. “Eu sou do rock, a Thais é do sertanejo, decidimos unir os talentos nessa proposta nova que mistura muitos estilos”, contou Helen.

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

Foto: Rafael Takaki