A programação da 30ª Fenadoce nesta quarta-feira (31) teve a audiência pública sobre envelhecimento ativo e saudável, promovido pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa. O encontro reuniu representantes da região e do estado que discutiram temas de interesse da terceira idade. Um dos objetivos é estimular a doação de recursos para os fundos municipais e estadual da pessoa idosa.
“Esses recursos são importantes, porque eles permitem ampliar políticas públicas que ajudam e protegem quem tem mais de 60 anos”, explica Lélio Falcão, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Pelotas.
O encontro também debateu práticas e projetos em países da américa latina, apresentou palestrar com a representante do Conselho Regional de Contabilidade e do projeto “Valores que Ficam” Assembleia Legislativa, Aline Gauer, que detalhou a campanha que ensina como que pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto de renda devida para os fundos da criança e adolescente e o fundo da pessoa idosa. A audiência pública também teve a participação da coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Cátia Siqueira. Ela explicou sobre o mais recente programa do governo do Estado, o Projeto Cuidar Tchê 60+ que vai auxiliar idosos vítimas das enchentes.
“Esse programa vai contemplar idosos, do cadastro único, que tiveram que deixar suas casas em municípios que decretaram calamidade pública, com até 3 mil reais para que comprem utensílios domésticos, móveis ou equipamentos para mobilidade destas pessoas. Na primeira etapa serão mil e 900 pessoas beneficiadas”, conta Cátia.
De acordo com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Pelotas, o município tem hoje 67 mil pessoas com mais de 60 anos. O evento também teve a participação de representantes de conselhos de municípios da zona sul do estado. A conselheira gestora da CDL, Eliane Sedrez, esteve na abertura do evento representando a organização da 30ª Fenadoce.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.
Fotos: Alair Junior