O sábado, 02, começou agitado no auditório principal da 31ª Fenadoce, com a 12ª Edição do Torneio de Xadrez que neste ano, acontece no último fim de semana da feira. Entre estratégias e concentração, somente no primeiro dia, mais de 120 jogadores de xadrez passaram pelos tabuleiros montados na feira, evidenciando o apreço pelo esporte e disputadas acirradas entre quem estava competindo.
Organizado pela Chesspel (Xadrez em Pelotas), a competição acontece em três modalidades que serão divididas entre os dois dias de evento, sábado (02) e domingo (03), entre elas estão: Escolar, Blitz e Rápido.
No sábado, o dia começou com a competição na modalidade escolar, abrangendo as categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, reunindo jovens de todas as idades. Ao longo da tarde, foram conhecidos os vencedores das competições e das categorias de escola destaque.
O torneio já tradicional entre as agendas da Fenadoce, reforça a importância da sua prática e o fomento ao turismo, que reúne em dois dias mais de 200 pessoas envolvidas, entre competidores, familiares e organizadores.
“A Fenadoce ela sempre abre as portas para a gente, para que as pessoas que às vezes tem alguma dificuldade, algum fator complicado para viajar venham pra cá jogar e se divertir. Então, ela une muito a família, as crianças vem acompanhadas do pais, os maridos vem acompanhados das esposas, é bem legal. E além do esporte, eles vem para passear, fomentar o turismo”, destaca Agustin Jardel Ribeiro, organizador do torneio.
No sábado, às 17h, ainda teve a categoria Blitz, modalidade ultra-rápida de jogos, que tem em torno de 5 minutos para cada partida.
Ainda no domingo, a competição contará com a modalidade Rápida, que possui inscrições abertas através do site dos organizadores do evento (https://xadrezempelotas.blogspot.com/2025/07/festival-de-xadrez-da-fenadoce-2025.html)
Roberto Lara, representante do Mikhail Tal Xadrez Clube, de São Gabriel/RS salienta que o clube uniu forças para vir à Pelotas para a competição: “É uma alegria pessoal para mim, o nosso grupo batalhou bastante para vir, fizeram pedágio solidário, rifa, tudo isso para conseguirmos estar presentes. Eles estão curtindo muito, aproveitando o torneio e a feira que agrega bastante.”
Vencedores da categoria pré-mirim (do décimo ao primeiro lugar): Joaquim Grimmler, Joaquim Motta, Bibiana de Oliveira, Manuela Moura, Murilo Centeno, Guilherme Santos, Bernardo Neto, Sebastian Ferreira, Arthur Vaz e Joaquim Fernando Abreu. Escola campeã: Mário Quintana.
Vencedores da categoria mirim (do décimo ao primeiro lugar): João Lucas, Cauã Peter, Pedro Pestana, Lucas Castro, Darlan Pereira, Max Bonilha, Moisés Xavier, Enzo Rosmora e Raniro de Oliveira. Escola campeã: Santa Mônica.
Vencedores da categoria infantil (do quinto ao primeiro local): Carlos Eduardo de Ávila, Rafael Campeira, Pedro Guimarães, Luísa Grimmer e Elton Wilson da Silva. Escola campeã: Escola São Pedro de Bagé.
Vencedores da categoria juvenil (do quinto ao primeiro local): Arthur Gonçalves, Estevan Soares, Fernando Teixeira de Lima, Raikon Taketa e Vitor Escalente. Escola campeã: Clube de Sapucaia.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.