Um dos espaços da 31ª Fenadoce de maior movimentação do público é a Cidade do Doce. São 44 estandes ao todo, divididos entre bancas de doces, quiosques, café colonial, a fábrica de doces, uma cafeteria  e um palco com atrações culturais que encantam os visitantes diariamente no local mais doce do Centro de Eventos.

Em frente à fábrica de doces, as duas estátuas da formiga Docília são o cartão postal escolhido por turistas e visitantes para o registro de fotografias, já que o mascote é a cara da Fenadoce. Em dias de grande movimento, as pessoas chegam a formar filas para tirar fotos com a formiga.

Os prédios das bancas de doces chamam a atenção de quem passa por serem réplicas idênticas de prédios do centro histórico de Pelotas, que retratam a arquitetura e os traços da colonização portuguesa. 

Os doces, as grandes estrelas da festa, estão presentes por todos os cantos da Cidade do Doce, em uma incontável variedade de nomes, receitas e sabores. Os doces tradicionais de Pelotas, que levam o selo de identificação de procedência e indicação geográfica, garantem a autenticidade das receitas e qualidade dos ingredientes utilizados nos preparos. Isso é a garantia de que os doces respeitam as características e métodos tradicionais no preparo, com receitas de origem portuguesa.

Fernando Dionísio (73) é de Aveiro, em Portugal, cidade considerada coirmã de Pelotas no país europeu e famosa pela produção de doces de ovos moles. Ele mora em Porto Alegre há 12 anos, quando conheceu a esposa Angela Peñaloza (70) pela internet, se apaixonou e decidiu vir morar no Brasil com a professora aposentada. Eles vieram de excursão da capital gaúcha para degustar os doces de Pelotas. “Provei, até agora, a panelinha de coco e a broa de coco. O sabor é muito fiel aos de Portugal”, destacou Fernando. 

O casal foi recebido carinhosamente pela dona Eulália, proprietária da doçaria Delícias Portuguesas, com um pastel de nata e vinho do porto para degustação. “O vinho do porto no acompanhamento do pastel de Belém, em Portugal, é como se fosse o café no acompanhamento do doce. Por ter um sabor intenso, casa muito bem com a sobremesa”, explica o português. 

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas. 

Fotos: Rafael Takaki