Com diversas atividades educativas e de interesse público, o estande da Prefeitura de Pelotas, presente nos pavilhões do Centro de Eventos da 31ª Fenadoce, recebeu, na tarde desta quinta, 31, representantes do clube de robótica de Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade e agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.

Os alunos das EMEFs Olavo Bilac e Jornalista Deogar Soares estiveram acompanhados de professores e da coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Letiane Oliveira Fonseca, para a mostra de seus projetos desenvolvidos no Clube de Robótica, vinculado ao Centro Tecnológico Educacional de Pelotas – CTEP.

“Participam do projeto alunos do 6º ao 9º ano. Ao todo, são sete instituições de ensino participantes. Hoje estamos aqui com dois alunos de cada escola, realizando a apresentação dos trabalhos que eles constroem dentro da robótica educacional, onde as crianças possuem, no turno inverso, o momento dentro da escola para poder elaborar esses materiais, que envolvem, por exemplo, a montagem de robôs, construção de carros articulados e também ajudam a desenvolver a questão do pensamento computacional”, destaca a coordenadora pedagógica.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil também esteve presente com algumas atividades, que envolveram profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os quais realizaram a demonstração de técnicas de reanimação para os visitantes. Quem também esteve presente foram professores e alunos dos cursos de Engenharia Hídrica e Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que levaram projeções e seus trabalhos frente às mudanças que a região tem enfrentado desde o desastre climático de 2024.

“Além de trabalharmos com as secretarias de governo articulado, nós trabalhamos com a ciência, com a universidade, para fazer a previsão e melhorarmos o nível de assertividade nas decisões que iremos tomar”, aponta Milton Martins, secretário da Defesa Civil.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Foto: Alair Junior