O estande da Prefeitura de Pelotas recebeu uma programação especial na última terça-feira (29). Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, os visitantes da 31ª Fenadoce puderam conhecer o programa “Família Acolhedora”, um projeto do Governo Federal que a Prefeitura aderiu e que possibilita que crianças e jovens, que vivem em abrigos, possam ser acolhidos em lares temporários.
O encontro foi no estande da Prefeitura e contou com a apresentação dos alunos da Orquestra Estudantil de Pelotas e as histórias reais contadas por acolhedoras e uma jovem acolhida. Tanto quem acolhe como quem é acolhido conta com o auxílio de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que dão suporte no processo de adaptação das famílias.
Luciana Lopes Pena é uma mãe acolhedora há 7 anos e se emocionou ao dar seu depoimento. “Eu acredito que o pouco que eu estou fazendo pode ajudar a melhorar o mundo. Minha meta é ajudar o máximo de crianças possível”, comentou.
A outra mãe acolhedora Carmem Regina dos Santos contou que já acolheu 18 crianças desde que entrou para o Família Acolhedora. “Hoje eu estou com três crianças acolhidas e eu acabo ganhando muito mais do que eles, o amor não tem preço”, disse. As crianças ficam em média 9 meses com as famílias até serem adoradas e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) permite que elas fiquem até dois anos com as famílias acolhedoras.
Isabela Volz Lima Nogueira (17) é uma jovem que foi acolhida quando tinha 11 anos. Ela vivia em um abrigo e, excepcionalmente, ficou 7 anos com a mãe que a acolheu. “Ela é a minha mãe de verdade, vai me acompanhar pra sempre e, no futuro, eu pretendo ser uma mãe acolhedora também, pois só eu sei o quanto esse amor foi fundamental na minha vida”, concluiu.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Fotos: Volmer Peres